segunda-feira, 27 de julho de 2020

A sabedoria secreta da natureza - dica de leitura

Via

Peter Wohlleben é guarda-florestal, apresentador num programa na televisão alemã e autor de vários livros. O título atraiu-me desde logo, e embora não seja o género de livros que normalmente leio, li e gostei mesmo muito. 
É alguém que estuda e vive na natureza, que viaja nas férias para locais onde continua a aprender e observar, alargando um conhecimento profundo, e adquirindo perspectivas acima do empírico. E aquilo que partilha nestes livros pode ser simples ou complexo, mas sempre narrado de forma compreensível e fascinante. 

Há diversas histórias maravilhosas, mas esta, em particular, fascina-me, não sei se por gostar imenso de lobos, ou por ela mesma, talvez ambas; aconteceu em Yellowstone, onde os lobos foram caçados até à sua extinção, em 1932. A partir daí as mudanças começaram a acontecer rapidamente, sem predadores, outros animais ocuparam o espaço, devoraram a vegetação das margens dos rios, que desaparecendo deixou de fazer barreira durante as chuvadas, e permitindo a camadas de solo resvalar sem residência, até alterar o curso dos rios. Em 1995 foram libertados lobos capturados no Canadá, para reequilibrar o parque; esfomeados procuraram comida, que havia em abundância. O número de alces diminuiu drasticamente, a as árvores mais pequenas tiveram oportunidade de crescer, e a partir daí todo um ecossistema mudou e recuperou o equilíbrio.
  
Outra, é a capacidade de comunicação das árvores, que conseguem passar informações às vizinhas quando por exemplo, uma praga de insectos a ataca, e essas começam imediatamente a segregar alguma substância repelente; ou quando sentem a seca, dando oportunidade às outras de dosearem o gasto de água, através da transpiração feita pelas suas folhas.

 É portanto um livro que a propósito do Ambiente e sua defesa nos traz um conhecimento e compreensão capazes de nos converter pelo respeito, à sua defesa. A natureza é tão maravilhosa, tão perfeita e colaborativa, que conhecê-la é reverenciá-la e querer protegê-la. Deveria ser leitura obrigatória, não apenas nas Escolas! 


Título: A sabedoria secreta da natureza
Autor:  Peter Wohlleben
Nr de págs: 196
Editora: Pergaminho