segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Direitos humanos - Uma vida digna


A Declaração Universal dos Direitos do Homem da Organização das Nações Unidas afirma: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."
Marco Aurélio diz em “Meditações” : ”…nascemos para colaborar na mesma obra, como os pés, as mãos, as pálpebras, os dentes superiores e inferiores. É contra a natureza a hostilidade recíproca”. Porém, por razões várias, o homem desrespeita o homem, atropela, mutila, mata.

Por cupidez a Texaco-Chevron envenenou impunemente a natureza e as pessoas na região do Lago Agrio no Equador. Desde os anos 60 a explorar os campos petrolíferos equatorianos, e não aplicando as normas de segurança dos países ocidentais, a Texaco-Chevron é a responsável pelas doenças intestinais e respiratórias, abortos espontâneos e crianças mal-formadas, por famílias inteiras disseminadas devido a cancro. Duas tribos índias, os Tetetes e os Sansahuaris foram varridos da face da terra. A Texaco-Chevron não respeitou os direitos humanos.
Finalmente, as vitimas uniram-se e reclamam justiça, exigindo que a Texaco-Chevron assuma responsabilidades; porém, a multinacional pressiona e manipula para que a justiça equatoriana interceda a seu favor. A Amnistia Internacional preocupa-se com Guadalupe de Heredia, porta-voz da equipa jurídica, e seus familiares, objecto de uma campanha de intimidação e agressões violentas.
O 1º direito do Homem é direito à vida; a uma vida digna.
Então, eu pergunto:
- Quem luta pelo direito das pessoas do Lago Agrio?
- Quem luta pelo direito deles à vida?
- Onde está o direito deles a uma vida digna, se no final nem podem reclamar, exigir justiça?!
O que fazer, então? Denunciar e Lutar! Por nós e pelos outros! E boicote; no mínimo boicote a Texaco-chevron!

Post integrado na blogagem colectiva, sobre os Direitos Humanos, promovido por Sam. Clique para conhecer os participantes.