segunda-feira, 19 de maio de 2008

"Remexendo no lixo"

(Imagem Beggar)

“Se queres saber as novidades vai à cabeleireira”, é uma espécie de ditado antigo que continua a actual. Eu queria apenas arranjar o cabelo, porém saí do Salão com novidades inquietantes. A cabeleireira conversava com outra cliente que comentava ter visto uma família, com uma criança pequena, a remexer o lixo da Churrasqueira, procurando comida. Impulsivamente, levantei a cabeça da revista que folheava e perguntei incrédula:
-Aqui?! Ao que a cabeleireira respondeu que no jogging nocturno dela costumava encontrar pessoas à procura de comida no lixo da minha rua! Que têm aparência estrangeira. Fiquei perplexa.

Lá no Salão ela tinha um abaixo-assinado, que seria entregue na Assembleia da Republica, para pressionar o Governo a interferir no caso do motorista preso em Espanha. Parece que ele é desta zona e todos acreditam na sua inocência. Ele está acusado de tráfico de pessoas porque a polícia espanhola encontrou 2 marroquinos escondidos no camião, quando ele voltava de Marrocos. Isto acontece frequentemente; desesperados para sair de Marrocos escondem-se nos sítios mais incríveis dos camiões e camionetas.

A Europa não é o El-Dourado e Portugal muito menos, mas ainda assim pessoas desesperadas correm risco de vida para cá chegar. E se chegam, enfrentam novos problemas, pois a taxa de desemprego está altíssima! Os portugueses estão a emigrar para a Suiça, Luxemburgo, Mónaco e França, porque aqui todos os dias fecham fábricas. E não são apenas jovens, são pais de família e avós que emigram. Quando não há trabalho não há comida!

Sei de alguns casos de emigrantes empregados, que estão a ser tratados como escravos; recebem o vencimento no fim do mês, mas trabalham sem horário. Uma ex-enfermeira que é agora empregada doméstica das 8h às 23h e ainda trata do recém-nascido, para a patroa descansar, pois está habilitadíssima! Uma ex-directora de colégio que faz o trabalho doméstico e trata de 4 crianças, até às 21h. Estas mulheres deixaram família e filhos para trás, na procura de uma vida melhor. Não sabiam que em tempos de crise perdem direitos e dignidade.

Se conhece alguém que pretende emigrar avise-o, aconselhe-o a informar-se muito bem do que vai encontrar no destino. Realmente não posso julgar, e compreendo a vontade em procurar uma vida melhor, mas pode-se também encontrar o pior!

Tenha uma óptima semana!