segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Apresento-vos... Little Readers!

Pensando bem não me lembro do carro que os meus professores do liceu tinham, nem que tipo de roupas vestiam, nunca foi o tipo de coisa que me impressionasse. Porém, lembro-me muito bem da 1ª vez que entrei no escritório do professor de Matemática para explicações em grupo. Em nenhuma aula consegui abstrair-me das prateleiras repletas de livros, do chão até ao tecto. Livros na horizontal, livros na vertical, onde houvesse um pequeno espaço, estava um livro. Como lhe invejei aquela biblioteca!

Os livros fazem parte da minha vida; desde criança que o meu pai me incentivou a ler, primeiro comprando-me livros e depois inscrevendo-me na Biblioteca. A uma certa altura o meu pai dizia, num tom misto de queixa e orgulho, que eu não lia, devorava! Portanto, não seria de estranhar que eu também incutisse este hábito nos meus filhos. Eram ainda bebés de berço e já eu lhes lia histórias. Tiveram livros de plástico, de páginas de cartão plastificado (à prova de saliva!) e hoje têm livros de papel comum. Aprenderam a respeitar o livro propriamente dito, não o estragando nem permitindo que outros os estraguem. Também os inscrevi na Biblioteca muito cedo, o Duarte com 4 anos e a Letícia com 3. A Biblioteca é um espaço que frequentam assiduamente e onde se sentem completamente à vontade. Pode ser onde vivemos e também onde fazemos férias; a língua é irrelevante.

Tenho o hábito de lhes ler uma história antes de dormirem, história essa que eles escolheram na Biblioteca com o meu auxílio. O último livro que lemos é um clássico da literatura infantil: “ O feiticeiro de Oz” de L. Frank Baum. O meu pai viu o filme no cinema (a preto e branco) e eu vi-o na televisão já a cores, porém nunca tinha lido o livro. Esta leitura é extremamente interessante, para miúdos e graúdos. De tal forma que o lemos duas vezes e o Duarte pediu o dvd como presente para o Natal.

Gostaria de ler sobre a história? Clique em Little Readers, um blogue que nasceu com a finalidade de promover a literatura infantil, partindo do ponto de vista das próprias crianças ou dos pais (quando as crianças ainda não sabem escrever). A Sam, do A vida Como a vida quer, teve a ideia e deu-lhe forma. Entrando no blogue poderá saber como aconteceu e como participar, seja como colaborador, seja como leitor. Em Little Readers poderá encontrar dicas e partilhá-las também. Afinal todos pretendemos, por imensos motivos, que os nossos pequenos se transformem, um dia, em grandes leitores.

Tenha uma óptima semana, com boas leituras!