segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Quero um Natal feito de energia


No último Natal atingi o auge da minha tolerância a uma celebração materialista, desprovida de todos os seus verdadeiros significados. Mesmo sentindo antecipadamente uma frustração crescente aderi àquilo que os outros preparavam, esperavam de mim e incluí-me.
Logo após o Natal decidi que os outros seriam diferentes. Não quero voltar ao frenesim das compras; não quero uma lista de 30 presentes, a crescer exponencialmente com casamentos e nascimentos. Não quero ver rostos debruçados nas marcas dos presentes e a contabilizar o seu valor. Não quero que a celebração do advento gire em torno do momento em que se recebem presentes. Não quero uma troca comercial; porque é isso mesmo, não é? Se não queremos que seja, não nos faltam alternativas:
Nos Samaritanos, por exemplo. Ou no Oneheartchannel, que reúne uma centena de associações internacionais.

Este ano celebraremos o Natal cá em casa. Na festa que eu desejo, a decoração vai ser feita por mim e pelas crianças. Ontem começamos com os postais de Natal, como já é tradição. As crianças receberão presentes, com certeza, porém o verdadeiro momento de dádiva deverá ser na oração conjunta de agradecimento.
Eu quero um Natal com mais amor no coração e menos comida na mesa. Eu quero menos papel de embrulho pelo chão e mais energia positiva no ar. Eu quero um Natal em que o nascimento do Salvador seja festejado naquele dia e que se faça recordar no resto do ano.

Identifica-se com as minhas frustrações? Deseja realmente fazer algo diferente, como por exemplo, fazer os próprios presentes, ou a decoração, saiba que há solução; visite os blogues de decoração que tenho linkados. Vai descobrir pequenas maravilhas de simplicidade e beleza. Que fazem toda a diferença!
Comece desde já a preparar um Natal especial:).

Tenha uma óptima semana!