segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Dicas de boas maneiras

Se porventura for passar um fim-de-semana, ou mesmo alguns dias a casa de amigos, preste atenção a esta máxima: em Roma, sê romano. Isto significa que você deve adaptar-se à vida estabelecida da casa que o recebe. Você é que tem de entrar no ritmo.
Se naquela casa a anfitriã não tiver empregada, ajude em pequenas tarefas, como pôr e levantar a mesa, levar às travessas com a comida, etc. Não ofereça ajuda quando evidentemente ela já não é necessária, antecipe-se.
Não deixe que a sua família (no caso de levar filhos) monopolize as televisões da casa e sobretudo tenha o cuidado de as desligar, quando as crianças já abandonaram aquela divisão.
Não deixe os seus objectos espalhados pela casa (incluindo brinquedos das suas crianças), lembre-se que ali você é um hóspede, não o dono da casa.
Não permita que os seus filhos tenham comportamentos perturbadores, tipo dar pontapés por baixo da mesa, durante a refeição. Esse é o momento de utilizar a sua voz de comando e não de explicar, ternamente, que vai partir os pratos.
Ainda que não goste de alguma comida (ou tempero), nada comente, sirva-se de menos quantidade, mas coma! Até pode ser que ali, naquele dia, aquele prato esteja bom e afinal foi indelicado para nada. Acredite!

Enfim, não se comporte como um hóspede excêntrico num hotel de 5 estrelas, com direito a tudo e sem obrigação a nada. Uma boa anfitriã nada lhe dirá, porém muito provavelmente o convite não será repetido.

Certamente isto até lhe parecerá evidente demais, mas acredite, há pessoas para tudo!

Tenha uma excelente semana!