quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Intuição - Viver pelo coração

"A mente intuitiva é uma dádiva sagrada e a mente racional é um servo fiel. Nós criamos uma sociedade que honra o servo e esqueceu a dádiva." Albert Einstein
A intuição é um saber sem se saber como se sabe. É um palpite, um conhecimento súbito que surge do nosso interior.
A intuição sempre foi preterida relativamente à razão. Muitas pessoas dizem, inclusivamente, que não teem intuição alguma. Aliás, acreditou-se durante muito tempo que  apenas um punhado de privilegiados tinham intuição; que seria algo misterioso, inexplicável, do domínio do espírito ou esoterismo.

Todavia, todos nós fazemos diariamente opções ditadas pela intuição. Em respostas rápidas, em escolhas irreflectidas, estamos a utilizar a intuição. E creio que já tem acontecido a todos, mediante uma decisão que necessita de reflexão, hesitarmos entre aquilo que a razão nos diz, e o que a "voz interior" aconselha. E vacilamos entre uma e outra. 
Se é daquelas pessoas que acredita na intuição, como eu, lembre-se que esta é sempre a primeira a exprimir-se. A comunicação mais rápida vem do coração, não do cérebro. Porém, também acontece com frequência, termos o que julgamos ser, pensamentos premonitórios e confundimos com intuição; para os distinguirmos devemos observar se o aperto que sentimos vem da barriga ou do coração; se for um aperto no ventre é engano da mente. O aperto no coração prova que a intuição é genuína.
A intuição é algo que se pratica, todas as vezes que lhe damos ouvidos. Todas as vezes que estamos atentos, ou despertos.

Tudo isto é muito bonito, dirão os céticos, mas não passam de balelas. Contudo, a ciência não encara a "inteligência do coração" com essa leveza. 
Há cerca de meio século que pesquisadores se teem dedicado ao estudo da intuição, e em resultado expandiriam a noção da percepção consciente pela mente, para  uma percepção inconsciente pelo sistema do corpo psico-fisiológico.
Isto significa que a percepção inconsciente, - intuição, é  muitas vezes evidenciada por mudanças subtis em emoções e mudanças fisiológicas mensuráveis, ​​que podem ser detectadas por todo o corpo
O estudo descobriu que o centro dessa habilidade intuitiva é o coração humano, que abrange um grau de inteligência, cuja sofisticação e vastidão é apenas o começo para ser cientificamente compreendido. Além disso, essa "inteligência do coração" pode ser cultivada sistematicamente para nossa vantagem.

Doc Childre, um desses estudiosos,  é o fundador do HeartMath system, uma instituição não-lucrativa que divulga um conjunto de práticas, de técnicas baseadas no coração, que toda a gente pode usar, para reduzir o stress, melhorar o desempenho, a saúde e o bem-estar. Diz quem experimentou a técnica que funciona, a intuição aumentou significativamente. ( Pode fazer o download aqui) 

Eu acredito realmente no poder do coração; é ele que nos liga às pessoas, à natureza, aos animais, à terra. Quando realizamos um trabalho com o coração, seja um simples cozinhado, ou no próprio emprego, nota-se; os outros captam. Quando atuamos seguindo os conselhos do coração nunca poderemos estar errados.

Até breve!