segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Dica de Leitura - Lá Fora

Via Planeta Tangerina

Este manual é fascinante. Todas as crianças deveriam tê-lo, e os pais deveriam lê-lo também. E depois disso poderiam partir à descoberta do Mundo da natureza, seja no jardim de casa, público, horta, campo ou montanha.

Abrir o livro ao calhas e encontrar imediatamente uma curiosidade, um facto inédito, uma informação interessante e nova, é corriqueiro neste livro. Seja uma criança interessada pela temática, seja uma criança mais indiferente, o resultado é o mesmo: ficam presas, fascinadas.

A escrita é muito acessível, contudo cuidada, com alguns apontamentos de humor que aligeiram aquela informação que poderia ser mais cientiífica. As ilustrações são únicas, conferindo um aspecto muito apelativo ao livro. E por fim, para além do manual  transmitir uma série de conhecimentos para descobrir a natureza, propõe escapadas aos diversos locais mencionados, para estudá-los in loco, assim como aos seus habitantes. E explica tim-tim-por-tim-tim, como proceder para que a exploração seja bem sucedida.

Algumas curiosidades:
"As minhocas têm coração?
As minhocas não têm um, mas vários corações!
Algumas espécies de minhocas australianas são tão compridas ( chegam a ter 3 metros de comprimento) que precisam de 15 corações para bombear o sangue."
...
" Muitos outros insectos têm antenas, e normalmente, em todos eles, elas têm a mesma função: cheirar. Há espécies que têm antenas tão grandes que conseguem sentir cheiros a kilometros de distância."
...
" Os formigueiros são brigados e quentinhos no Inverno e arejados e fresquinhos no Verão. E, por serem assim tão confortáveis há outros animais ques gostavam de lá morar. E às vezes moram mesmo...
Deste grupo de intrusos fazem parte os percevejos, besouros, moscas, traças ou aranhas. Para as formigas não os atacarem, estes animais disfarçam-se usando o cheiro das formigas. E onde é que vão buscar o cheiro?
A maioria dos inquilinos dos formigueiros imita naturalmente os odores e comportamentos das formigas, mas existem espécies que retiram substâncias químicas da cera que cobre o corpo das formigas mortas e a espalha no seu próprio corpo."

Eu diria que mais do que um livro infanto-juvenil, é sem dúvida,  um must-have na biblioteca de todas as famílias!

Título: Lá Fora
Editora: Planeta Tangerina
Pág. 357
Autores: Maria Ana Peixe Dias, Inês Teixeira do Rosário,
Ilustração: Bernardo P. Carvalho