quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Pequeno Circuito Por Terras Históricas


Gosto de terras com História, e gosto ainda mais quando são pequenas localidades, como aldeias e vilas. Têm outro encanto, outra energia, mas, infelizmente, na maior parte das vezes também possuem uma certa tristeza. A vida tão vibrante de outrora deu lugar a uma quietude que me parece sempre injusta e inapropriada. No entanto, passear através do tempo é a viagem que nos proporcionam, e suponho que esse tipo de passeio nos causa, inevitavelmente, uma certa nostalgia.

Sortelha - Esta freguesia fica localizada no concelho do Sabugal. Foi vila e sede de concelho entre 1288 e 1855, tendo em 1849,  6022 habitantes. Hoje é considerada uma das aldeias históricas de Portugal e possui apenas 2 habitantes. É uma aldeia granítica, rodeada por uma muralha do Sec. XIII, que conseguiu preservar o seu aspecto até aos nossos dias; possui castelo, sepulturas medievais, pelourinho Manuelino, igreja renascentista, e casas encantadoras que são habitadas apenas aos fins-de-semana pelos seus proprietários, ou estão reservadas ao Turismo, ou ainda, tristemente abandonadas.
Passear pelas ruas empedradas, debaixo da sombra das casas centenárias revelou-se um passeio quase perfeito. E este quase deve-se à falta das pessoas; faltam os habitantes que costumam dar alma às terras. É muito triste, mas é assim o interior de Portugal.


Belmonte - Pertence ao distrito de Castelo Branco e tem cerca de 3 200 habitantes. Recebeu foral de D.Sancho I em 1199. O grande ilustre filho da terra, é o navegador Pedro Alvares Cabral.
A comunidade judaica que aqui permaneceu desde o Sec.XVI, fugindo de Espanha e da Inquisição, fechou-se de tal forma ao Mundo que viveu totalmente isolada em Belmonte até aos anos 70, quando finalmente estabeleceram contacto com os judeus de Israel, e oficializaram o judaismo como sua religião.
Por coincidência, visitamos a Vila durante a Feira Medieval, que estava repleta de turistas por ela traídos, e alguns do nosso grupo tiveram ainda o privilégio de serem filmados, para a reportagem da RTP1. Como a Letícia, que obviamente achou imensa graça. Curiosidades das férias.


Monsanto - Localizada em Idanha-a-Nova, tinha em 2011, 829 habitantes. É considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal, epiteto que infelizmente não consegui esclarecer, restando-me especular.
Habitada desde o Paleolítico, apresenta sinais da permanencia de Romanos, Visigodos e Árabes, sendo estes últimos derrotados por D. Afonso Henriques, que doou o lugar de Monsanto à Ordem dos Templários. Ao longo dos séculos foi atacada por diversas vezes, reconstruída e repovoada.
O  escritor e médico Fernando Namora foi o seu habitante mais conhecido, estando a sua casa sinalizada As casas em granito situam-se no alto do monte, abrangendo uma paisagem distante e deslumbrante. Muitas casas estão abandonadas e em ruínas, outras fechadas grande parte do ano, e as restantes habitadas por um número que me parece bastante inferior ao indicado em 2011. Sente-se, porém, que a aldeia é habitada, há ruídos, luzes e vozes de quem lá vive.

Assistir ao por-do-sol no topo de Monsanto, e jantar no terraço de um pequeno restaurante foi algo que apreciamos como se de um luxo raro se tratasse. Uma daquelas noites de Verão maravilhosas, que nos deixam saudades por muito tempo.