segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Dicas de Leitura Infanto-Juvenil ou de Presentes de Natal

via
São sempre os meus presentes preferidos, seja para dar seja para receber. E constam sempre da lista de pedidos dos meus filhos. As escolhas recaem sobre os gostos literários deles, saltitando entre o infanto e o juvenil.

A Letícia recebeu este livro de presente de Natal, no ano passado ( luxo dos luxos, com dedicatória do autor!), e pela vontade demonstrada em lê-lo, aproveitando todos os momentos livres que tinha, fiquei muito curiosa e li-o também. Gostei muito.

Tinha seis anos quando percebi que o mundo não rimava comigo e experimentei a dolorosa solidão dos diferentes." Assim começa este diário romanesco de um rapaz de nove anos a contas com a sua lista de mistérios: Deus, o Céu, o Inferno, a Morte, a Poesia, o Amor... Ele lança um olhar impiedoso à vida adulta, enquanto vive os júbilos e as angústias do enamoramento e se vê envolvido num caso policial em que não falta um crime e um suspeito muito insuspeito. E pelo meio… Há vida depois da morte? Quanto pesa uma alma? Porque é que é tão difícil ser feliz? A realidade é só uma? E a vida, é uma linha reta, a direito, ou é um círculo perfeito?

Autor: Álvaro Magalhães
Ilustadora: Patrícia Furtado
Eidtora: Leya/ ASA
Pág.202

Via
 Surpreendeu-me quando a Letícia começou a ler este; para além dos meus filhos nunca terem gostado da colecção "Uma aventura", este é escrito em forma de cartas, entre dois amigos, com poucos diálogos, e pareceu-me bastante denso. De facto, a Letícia intercalou a leitura deste com outros, no entanto leu-o até ao fim.


João e Joana conhecem-se desde sempre, têm uma relação muito profunda e o hábito de contarem tudo um ao outro. Nas férias grandes separaram-se mas mantiveram a conversa à distância. E a conversa tornou-se especialíssima porque ambos viveram experiências fortes. «O grande êxito da noite foi o lançamento de uma música que tem todas as condições para se tornar indispensável nas festa de aldeia e não só. O refrão é assim: Ó cobra surucucu / pica em todo o lado / menos no cusurucucu. Toda a gente se pôs a dar ao rabo, a rir e a cantar em coro. Sabes o que eu fiz? [...]» João «Só não te contei antes porque me foi difícil enfrentar o problema. Tentei iludir-me, pensei que eram fantasias, mas o caso agravou-se e já não é possível ignorá-lo. Preciso imenso de desabafar, vou direita ao assunto [...].» Joana.

Autor: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Editora: Caminho
Pág.262


Via
Este li-o também, não resistindo ao autor e ilustrações. Gostei imenso. 

A História do Senhor Sommer" é uma fascinante viagem aos episódios mais recônditos da nossa própria infância — os lugares mágicos onde nos refugiávamos do mundo dos adultos, as tentativas desesperadas para nos equilibrarmos numa bicicleta demasiado grande, o receio do mau génio da nossa professora ou a primeira desilusão de amor. 

Autor: Patrick Suskind
Ilustrador: Sempé
Editora: Sextante Editora, Lda
Pág. 102

via
Daqueles livros com os quais as "crianças" podem identificar-se, devido a algumas situações, foi o caso da Letícia. Para além da paixão pelo chocolate!  Entretanto, já me sugeriu mais livros desta colecção, para o Natal. 

A Paixão de Cherry (As irmãs da caixa de chocolate) de Cathy Cassidy - A vida de Cherry Costello está prestes a mudar para sempre. Ela e o pai vão mudarse para Somerset, onde a espera uma nova mãe e irmãs novinhas em folha.
No primeiro dia da sua nova vida, Cherry encontra Shay Fletcher: com a pele bronzeada e olhos de cor verde-mar, ele é o tipo de rapaz que deveria trazer escrito na testa: "Não te aproximes que te apaixonas".
Mas Shay já tem uma namorada: a nova meia-irmã de Cherry, Honey. Cherry sabe que a sua amizade com Shay é perigosa - pode destruir tudo. Mas isso não significa que ela tenha de ficar longe dele…


Autor: Cathy Cassidy
Editora: Civilização Editora
Pág.282

 
Via

A Letícia ficou encantada com o livro, identificou-se diversas vezes, e achou que as dicas faziam todo o sentido. A mim pareceu-me que o bom senso estava perfeitamente plasmado na escrita. Dicas provenientes de médicos, professores, psicólogos, e outros especialistas. E por vezes, os livros pesam mais do que as palavras da mãe, ou de outro adulto com suposto ascendente. 

Ainda não és adolescente, mas também já não és nenhuma criança: nem sempre é fácil ser uma rapariga entre os 9 e os 14 anos! Sabes como ultrapassar as tuas pequenas dúvidas e as tuas grandes preocupações? Aqui está finalmente o guia que responderá a todas as tuas perguntas.

Como fazer amigas? Como conseguir algumas poupanças? O que fazer para ser menos tímida ou ser mais autoconfiante? O que se passa ao certo durante a puberdade? Como dizer a um rapaz que o amas? Quais são os segredos para te dares bem com os teus irmãos e as tuas irmãs? Como ter bom aproveitamento na escola? Este guia contém respostas de especialistas, testes que te permitirão fazer uma avaliação de ti mesma e muitas dicas de raparigas da tua idade para te sentires bem contigo própria. 


Autor: Séverine Clochard,
Ilustrador: Cécile Hudrisier, Anne Gullard
Editora: Editorial Presença
Pág. 228


Via
O primeiro de uma trilogia que cativou o Duarte desde o princípio, não sossegando enquanto não a leu toda.
 

Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica. 

 Título: Os jogos da Fome: Em chamas
Autor: Suzanne Collins
Editora: Editorial Presença
Pág. 265