segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

"Um Guia Para Crianças Que Sofrem Com a Perda de Alguém"

Via Wook

Há acontecimentos na vida que são inevitáveis, e não podemos proteger os nossos filhos deles, por muito que o desejemos. A única coisa que poderemos fazer é ajudá-los a enfrentar essas "provas", para minimizar a dor. Ensinar-lhes algumas estratégias que sirvam para ultrapassar esses momentos, que poderão ser traumatizantes, como a perda de alguém querido.

Enquanto pais, sentimos necessidade de os preservar do sofrimento, e frequentemente pensamos que ao evitar determinados assuntos estamos a poupá-los, mas não é assim. E por isso necessitamos de orientação de quem sabe mais do que nós, com outra objectividade e, contudo, com o mesmo objectivo - ultrapassar as crises o melhor possível.

Quando falamos e actuamos instintivamente, acertamos sempre, no entanto fomos ensinados a racionalizar tudo, e por isso a mente questiona as nossas primeiras escolhas, levando-nos a duvidar do que não tem fundamento racional. Este livro indicou-me caminhos instintivos, que afinal também são racionais, e isso serviu-me para validar as minhas primeiras intenções, resultado do instinto.

Os tópicos são vários:
- Chorar é normal
- É normal fazer perguntas
- A culpa não é tua
- É bom partilhar os sentimentos
- Onde está agora o teu ente querido?
- Haverá sempre alguém que cuidará de ti
- Algumas coisas continuarão na mesma
- Algumas coisas mudarão
- Poderás sentir-te muito confuso
- É bom pedir ajuda
- Abraça a tua família
- O teu ente querido é um amigo especial
- É bom recordar
- Dá tempo ao tempo

Tudo apresentado com muita clareza, orientando um diálogo sincero e directo, como eu gosto. E foi muito tranquilizador confirmar que esse é o caminho.

Título: " Estar triste não é mau - um guia para crianças que sofrem com a perda de alguém"
Autora: Michaelene Mundy
Ilustrado: R.W. Alley
Editora. Paulinas