segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Os Meus Filhos São Mimados!

Não é coisa que se diga dos próprios filhos, e ainda menos se diga com satisfação. Mas eu faço-o, sem culpas, muito pelo contrário, com a convicção de que estou a fazer bem.

Segundo o Dicionário, mimo tem o seguinte significado:
subst. m.
1. manifestação de afecto, carinho: dar mimo a alguém


A meu ver não tem nada de negativo, nada que precise de ser parcimoniosamente controlado, e doseado a conta-gotas. Porém adquiriu essa noção, de que faz mal, e essa péssima reputação que muitos confundem com "má educação".

Comummente, mimar e fazer todas as vontades aos filhos, são indistintos.
Dizer "não" é importante, mas apenas quando for imprescindível. Por vezes, vejo pais que parecem ter o "não" na boca; ainda nem terminaram de ouvir o pedido dos filhos, e já o estão a indeferir. A frustração estampada no rosto das crianças, constrange-me. Sim, sabemos que elas também necessitam de aprender a lidar com a frustração, porém, quando esta é sentida como uma imposição de autoridade, capricho de pais, não me parece que seja saudável.

Admito que sempre que posso faço a vontade aos meus filhos, e não vejo mal algum nisso. Se me pedem um determinado prato, que eu já não faço -há imenso tempo! ( e pode ser lasanha, que não confeciono há duas semanas! ) eu aceito a sugestão.
Sempre que me pedem para convidar amigos para passar a tarde, eu digo que sim, se não tivermos convidados em casa.
Sempre que me perguntam se podem trazer um amigo para almoçar, eu respondo que sim, se de tarde não tiverem que estudar para testes.
E a lista vai nesse sentido, sendo que o meu consentimento lhes proporciona momentos de alegria, que sinceramente não me custam nada, ou muito pouco, e me dão credibilidade para pronunciar o "não imprescindível".

Por dar mimos também entendemos presentear, contudo nem sempre é uma questão de "dar em caixa". Pode ser, por exemplo, fazer panquecas, waffles, ou as bolachas de manteiga que tanto apreciam. Levar-lhes um saco-de-água-quente, quando estão no sofá a ler, num dia frio. Um sem número de pequenos mimos que se propiciam ao longo dos dias, e que reflectem ternura e amor.

Quando é necessário dizer "não", eles acatam com a noção de que é justo, ficando desarmados com uma negativa que sabem não ser fortuita. E por isso, acredito eu, nunca foram dados a birras, ainda que mostrem, por vezes, no semblante um certo desagrado. São bem-educados, mas são humanos, não são perfeitos!

Entretanto, estes mimos que eu prodigalizo sem peso na consciência, cimentam a nossa relação com a legalidade da franqueza, do amor e do respeito. E como eu realmente acredito em tudo isso, digo sem peias: Sim, os meus filhos são mimados! E depois?