quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Quando chove em Agosto...

Via
Recordo-me, de em criança, apreciar imenso os raros dias de chuva que aconteciam nas férias de Verão. A temperatura descia, ficava mais fresco, e já apetecia ficar dentro de portas outra vez, a fazer um programa de "Inverno" no aconchego do lar. 
Pelo contrário, para os pais que estão em férias com os filhos, dias com chuva são à partida um inconveniente, uma maçada! Fechadas em casa as crianças tornam-se disparatadas, ruidosas, aborrecidas, mas porque se aborrecem, apenas por isso. Porém, há coisas que se podem fazer para melhorar o dia de chuva, e torná-lo até num dia muito bem passado.

10 Sugestões: 
1º - Sessão de jogos de tabuleiro. ( confiscar tablets e telemóveis, guardando-os num cesto, para tornar a coisa mais séria!)
2º - Fazer uma sessão de cinema caseira; escolher o filme, em conjunto, fazer várias taças de pipocas, receita aqui, e sentar no sofá.
3º - Confeccionar um bolo; ligar o forno ficou possível, é só optar pela receita do agrado de todos, disponibilizar decorações e dar asas à imaginação. 
4º - Fazer ginástica; colocar um colchão de campismo no chão ( ou manta), deixar espaço em redor, e promover uma série de exercícios, conforme a preferência familiar. Ioga é uma boa opção. Aulas online no youtube. 
5º - Fazer uma sessão fotográfica; reunir diversos acessórios e fazer cenários, também faz parte da brincadeira. 
6º - Fazer festa temática; assim uma espécie de Carnaval extemporâneo.  
7º - Fazer um piquenique; no chão da sala, por ser invulgar vai tornar-se tão divertido como costuma ser no campo. 
8º - Fazer um Festival de música; transformar um espaço em discoteca, ou sala de festas, deixar a música tocar, e dançar, dançar...!
9º - Sessão de leitura; cada um escolhe um livro para ler e fazem a leitura no mesmo espaço. Ou escolhem um livro de histórias e cada membro lê à vez. Ou apenas os pais lêem em voz alta. 
10º - Passear à chuva; esta pode ser disparatada, mas as crianças adoram chapinhar nas poças de água e nunca lhes é permitido! Não está assim tanto frio, pois não? É só calçar galochas e quando chegarem a casa, dar uma secadela com a toalha e secador, e depois beber um Chocolate quente! 

Carpe diem!