segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

- Mãe, o que é ser feminista?




- Ser feminista é acreditar que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens; receber vencimentos iguais quando exercem as mesmas funções; progredir nas carreiras sem prejuízo por serem mulheres ( porque podem ter filhos, e isso implica faltas ao trabalho), etc. Basicamente, ser feminista é exigir que a igualdade reconhecida por lei seja aplicada. 

- Ah, ok, então isso é óbvio. Responde-me a Letícia.

Certamente que muitas mulheres não aprovarão a minha definição de feminismo, mas eu não me importo, aliás, já não me importo mesmo nada. Se me tivessem dado uma definição de feminismo simples e inclusiva, eu teria compreendido mais cedo, e com certeza não me sentiria alheada da questão por tanto tempo. Mas não, o que lia e ouvia era exigente e exclusivo demais. Feminismo não é conciliável com Deus, sendo este uma figura masculina e as religiões patriarcais; também não é compatível com o movimento pró-vida, porque enfim, quem manda no corpo da mulher? Não se pode falar em quotas, porque o feminismo não quer nada dado por favor ( dado pelos homens), tem que ser conquistado. Enfim, uma série de conceitos que em vez de incluir, exclui. 

No fim de contas, ser feminista é acreditar na igualdade entre homens e mulheres, e que estas devem ter direitos iguais. O resto, são questões privadas, conforme a crença e consciência de cada uma, porque acima do feminismo, está a nossa liberdade pessoal.