segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Vale a pena celebrar o Natal?

 
Via Casa.br

Com a aproximação do Natal começo a ouvir e a ler, aqueles habituais desabafos contra a celebração do Advento. Os argumentos variam, há de tudo um pouco, seja pelo consumismo exacerbado, por ficar muito caro, por ser muito trabalhoso, por haver muitas pessoas nas lojas e nas ruas, pelo stress de não saber que presentes comprar, até porque Jesus de certeza que não nasceu a 25 de Dezembro! 
Para todos estes problemas existem soluções; não somos obrigados a comprar, podemos ser nós a fazer; umas compotas, umas bolachinhas, um cachecol. Podemos não oferecer presentes materiais, podemos oferecer experiências; um bilhete de cinema, um bilhete para um concerto de natal. Podemos não gastar demasiado; nos mercados de Natal há artesãos com lembranças únicas e económicas. Podemos escolher andar nos Shoppings, e nas ruas, a horas e dias menos concorridos; ou então, e melhor, comprar no comércio tradicional, que nunca transborda de pessoas. Podemos escolher fazer uma decoração natalícia minimalista, e preparar a refeição de Natal com ajuda da família, pedindo que cada um traga algo. 
Quanto à data de nascimento de Jesus, ela é meramente simbólica. Ele nasceu, isso está historicamente comprovado, portanto, ignorando ao certo em que dia, celebramos a 25 de Dezembro. 

E ainda assim, com atalhos para todas as contrariedades inerentes à época, haverá trabalho, transtornos, dispêndio de dinheiro. E portanto, valerá a pena celebrar o Natal? Na minha opinião, sim com toda a convicção, pois o que daqui resulta transcende tudo isso. Porque esta época é um alerta extra para situações de vulnerabilidade dos outros, nos predispondo a ajudar mais. Porque as famílias precisam de pretextos para se reunirem e reforçarem os laços. Porque as crianças precisam de passar pela experiência do Natal, para guardarem memórias de um tempo quase mágico. Porque os nossos filhos precisam de aprender com os exemplos, que sobretudo nesta época lhes podemos transmitir. E há aqui um conjunto de valores que podem ser ensinados e vividos, ajudando-os a serem pessoas mais empáticas e solidárias. 
Porque as pessoas precisam de rituais, para se ligarem entre si, e neste caso com o sagrado.
Porque Jesus veio ao Mundo, com o propósito de resgatar a humanidade, e esta é a homenagem que lhe fazemos, a modos que afirmando: depois de todo este tempo, não nos esquecemos! E mais uma vez, vamos tentar dar o nosso melhor.