quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Leitura: O tempo entre costuras

 
Via


Escolhi este livro por ser de uma autora contemporânea espanhola, e por desconhecer o que se escreve em Espanha, actualmente. Apetecia-me ler algo pela pena de uma mulher, a modos que calhou de ser este. Confesso que desde logo me senti tentada a abandonar o livro, não era o que esperava nem estava a gostar. Porém, tenho uma coisa comigo, que é esta de nunca desistir da leitura, persistir até à ultima página; pode ser que a determinado ponto surja uma reviravolta que me cative. Não era o caso, eu já o sabia, era mesmo porque não o queria deixar inacabado. Desde logo entendi que este tipo de escrita e história não são o meu género. Mas, depois de pousar o livro e pegar nele, por diversas vezes, acabei por terminá-lo. Quer dizer, não há razão nenhuma para não podermos desistir de um livro, se ele não nos estiver a agradar. É prerrogativa do leitor, ora essa! E todavia, eu não consigo fazê-lo! E pensava: estou eu a perder o meu tempo com este livro, quando há tantos livros excelentes para ler! Mas após alguns dias, voltava à leitura. Talvez seja esta característica intrínseca de desistir das coisas ao fim de pouco tempo que me faz teimar. Porque a partir do momento que percebi que tinha este defeito, enfiei na cabeça que o haveria de eliminar. E assim o tenho feito nas últimas décadas. Só a isso atribuo o facto de não me conseguir desvincular do livro!

Enfim, é uma leitura levezinha, livro para levar para a praia, para espairecer a cabeça, e pronto, também aprender um pouco sobre a História de Espanha, sobretudo na época da guerra civil e primeiros anos do governo de Franco. 
Sira, a protagonista, é uma modesta aprendiz de modista, que vê a sua vida dar uma reviravolta de 180º, quando o pai que até à idade adulta desconhecia, decide apresentar-se e presenteá-la com uma enorme soma de dinheiro e jóias. Para o bem muda a sua vida, para logo de seguida se estender ao comprido e cair na maior das pobrezas. Quer a sorte que a seu lado surjam pessoas de bem, que a ajudam a recuperar e por-se de pé, montando-lhe um atelier de costura. Por essa ocasião entra em cena uma senhora inglesa que a introduz no mundo restrito da política, pela qual Sira se adentra, metamorfoseando-se numa espia de alto gabarito. Pelo meio há, claro, histórias de amor, viagens e estadias entre Madrid, Marrocos e Lisboa. E moda. 
Entre costuras, trabalhava a requintada modista, num mundo em convulsão preparando-se já para a segunda guerra mundial, com destreza e inteligência, tal qual uma espia treinada pela polícia mais capaz possível. Assim sendo, só poderia ter um final feliz!

"O tempo entre costuras"
Autora: Maria Dueñas
Porto Editora
Pág. 348