quarta-feira, 27 de março de 2019

Sete Documentários que vale a pena ver



Lamentavelmente alguns destes documentários estavam gravados desde há muito, pelo que ignoro se será possível recuperá-los nos canais exibidos, porém, alguns canais repetem-nos ocasionalmente, e há também a via Netflix, para quem tem. Nem sempre tenho a possibilidade de ver quando são emitidos, porque ao contrário do que se diz, há imensos programas interessantes a passar na televisão, de forma que vou gravando e vendo.

1. Círculo de Civilizações (RTP2)
Nesta série de 4 episódios, cada um dedicado a diferentes culturas, ficamos a conhecer civilizações antigas, na China, no Japão, na índia e  Cambodja. Permanecem ruínas de gigantescas proporções e estéticas deslumbrantes que atraem turistas, e arqueólogos de diferentes nacionalidades, empenhados em descobrir as características dos seus povos. E portanto, o mistério permanece. Fascinante!

2. A Teoria dos Espiões Vermelhos (RTP2)
Supostamente, a China dispõe do maior rede de espiões do mundo, e está apostada em reunir o conhecimento desenvolvido noutros países, durante décadas, recorrendo a esse atalho. É preciso entender que a palavra "aprender" em mandarim significa também "imitar", o que explica alguma coisa. 

3. A Maior Festa do Mundo (RTP2)
O último Shah do Irão, organizou uma mega festa em Persépolis, para comemorar 2500 do império persa. Nessa festa extravagante, para a qual foram convidados todos os chefes de Estado do Mundo, foi gasto em dois dias o orçamento de Estado da Suíça para 2 anos, enquanto a maior parte da população vivia num nível de pobreza absoluto. Isto deu inicio a uma série de revoluções islâmicas, que terminou com o reinado do Shah e deu início à era de Ruhollah Khomeini. 

4. Cesina Bermudes, uma vida só não basta (RTP2)
Esta senhora, nascida numa família abastada em 1908, formou-se em Medicina Obstétrica e foi a primeira em Portugal, a trazer a noção do parto sem dor. Para além de ter sido uma médica extraordinária, foi também uma cidadã investida na oposição ao Estado Novo, posição que lhe valeu a prisão. Uma figura que vale a pena conhecer e reconhecer.

5. Anne Morgan, uma americana na Grande Guerra (RTP2)
Durante a primeira guerra muitas americanas foram para França, como voluntárias. Anne Morgan, uma rica herdeira americana, foi quem as recrutou, e reunindo fundos nos E.U.,  organiza na Picardia um movimento filantrópico que presta cuidados e fornece bens de primeira necessidade a uma população destroçada. O trabalho e empenho destas mulheres foi de capital importância, no apoio aos civis. 
Para o inicio do Séc. XX, Anne Morgan, revela-se uma mulher independente e empreendedora, assumindo as rédeas de uma vida nada convencional. 

6. Medicinas do Mundo (RTP2)
Já vai no Episódio 20, esta série que se dedica a observar o tipo de medicinas praticado pelos quatros cantos do mundo. Nem hesitamos ao aliar medicina com farmácias e hospitais, tudo numa proximidade imediata, contudo, em muitas partes do mundo, a medicina é tradicional e natural, praticada por anciãos, habilidosos, médicos formados há muito sem actualizações, em todo o tipo de condições, ou seja, frequentemente sem aquelas condições a que estamos habituados. E muito isolados. Dá-nos outra perspectiva, para que não pensemos que a nossa é a única e a melhor. É uma série de grande humanidade. 

7. Eco-Lógica (RTP2)
Actualmente na terceira temporada, dedica cada episódio a um tema ( pioneiros/camuflados/económicos/das árvores/ etc.), oferecendo um vasto leque de construções ecológicas, auto-sustentáveis e respeitosas do ambiente que se inserem. A arquitectura nunca me interessou, aliás sempre a considerei fastidiosa, e porém esta abordagem tornou-a fascinante aos meus olhos. Que miríade de possibilidades existe actualmente, para os arquitectos que pretendem fazer construções amigas do ambiente! É da facto uma profissão muito criativa e útil, seguindo neste caminho.