sexta-feira, 1 de março de 2019

Tofu com cogumelos e molho de mostarda


É tão bom pôr a mesa para a minha filha e vê-la comer! A alegria com que ela devora ( é mesmo assim, tenho que estar sempre a lembrar-lhe para mastigar bem e comer mais devagar!) é lindo de se ver! Como mudou o cenário, desde que ela se tornou vegetariana... agora não há caras feias, nem resmunguices e restos no prato. E enquanto come, vai dizendo: ai que bom, mãeee....! Está mesmo muito bom, está delicioso! Isto é música para os ouvidos de qualquer mãe. Claro que há pratos que a Letícia gosta mais do que outros, este é um daqueles que ela adora. E tão simples de confeccionar!

Tofu com molho de mostarda 

Ingredientes:
Uma embalagem de tofu (o nosso predilecto é da Biodharma)
Seis cogumelos (usei cantharellus)
Uma cebola pequena
Um dente de alho
Azeite q.b.
Sal e pimenta a gosto
Uma colher de café de colorau
Uma colher de sobremesa de sementes de mostarda
Meio pacote de natas vegetais

Como fazer:
Cortar o tofu em cubos, e deixá-lo a escorrer cerca de 30 minutos. 
Cortar a cebola em meias luas e saltear no azeite com o dente de alho picadinho, até ficar translúcida. Juntar os cogumelos fatiados grosseiramente e envolver, alguns minutos. Esmagar as sementes de mostarda no almofariz e misturar numa taça com as natas vegetais; reservar. 
Acrescentar o tofu ao tacho, envolver e deixar cozinhar alguns minutos. Temperar com sal, pimenta e colorau. Verter o molho para o tacho, e envolver. Rectificar temperos se necessário.

Acompanhamos com arroz branco, penca e batata doce salteadas na sertã em azeite e alho. Com o testo posto, foi como cozinhar ao vapor, mas mais saboroso e rápido. 
Uma delicia!