terça-feira, 9 de julho de 2019

6 Documentários Que Vale a Pena Ver


Actualmente prefiro documentários a filmes. Talvez seja tendência porque saem a uma rapidez maior do que nunca, e só gravando vou conseguindo vê-los. Muito interessantes, diversificados e reais. E sobretudo, muito bem produzidos.

A Pintora da Rainha - RTP2
Nascida em França no séc. XVII, Madamme Vigé Le Brun, foi uma retratista famosa, que conviveu com a elite europeia. O seu talento revelou-se cedo, aquando da morte do pai. Obrigada a tornar-se o sustento da família, tinha 14 anos, e depressa adquiriu uma clientela rica e aristocrática, até chegar a pintar a rainha Maria Antonieta. Casou, teve uma filha, proporcionava festas memoráveis, e o seu salão era frequentado pelos intelectuais e elite. Até à Revolução, quando a sua proximidade à corte francesa a fez temer o pior e fugir para Itália, num exílio que duraria 13 anos, e durante o qual viveria em Viena e S.Petersburgo. Morreu com 86 anos, pintou mais de 660 quadros. 
Este documentário de 2 episódios, baseia-se nas suas memórias, e revela-nos uma mulher extraordinária, em talento e autonomia. Uma lançadora de tendências, uma referência artística e alguém incrivelmente carismático. 

Três cidades à Conquista do Mundo - RTP2
Três episódios para a história de 3 cidades: Amesterdão, Londres e Nova York. Desde a fundação, e de como no decorrer dos séculos, se tornaram em centros comerciais prósperos e basicamente, centros do mundo. Muito interessante, até mesmo do ponto de vista turístico, para quem pretende visitar estas cidades.

Aquela que vai mudar o mundo - RTP2
Este documentário de 3 episódios, dedica-se a relatar a construção de 3 estradas, em três países, Namíbia, China e índia, em localidades muito remotas e isoladas. A construção destas estradas, que visam tirar do isoladamente estas populações, são feitas pela força de vontade dos cidadãos. Vão permitir que o camião passe para construir poços, e que assim as pessoas deixem de se abastecer em charcos que provocam doenças; vão permitir que as pessoas possam ir aos hospitais quando estão doentes, e que se abasteçam de alimentos e outros bens. 
Para nós, as estradas são tão básicas e abundantes, que realmente não pensamos no impacto directo que têm nas vidas das pessoas. 

Cyborgs entre nós RTP3
A tecnologia está a desenvolver-se de forma acelerada e a integrar-se nos nossos corpos. Há já quem tenha pernas biónicas, por exemplo, para substituir as suas, mas estamos a entrar num ponto em que as pessoas começam a ponderar anexar ao seu corpo tecnologias que nunca fizeram parte dele, para o tornar mais eficiente. Um chip na pele, para evitar carregar cartões, justifica? As questões éticas que se levantam são muitas e abordadas neste filme. Estamos prestes a tornar-nos em cyborges? Estará a nossa humanidade está em risco?

Jack London - Aventura Americana RTP2
Este famoso autor americano do SEC.XX teve uma vida conturbada, muito interessante e surpreendente. Por vezes, mesmo quando tudo parece contra nós, o sucesso é alcançável. Uma biografia muito inspiradora. 

Chambord 1519 - 2019: O Renascimento RTP2
Construído no Séc.XVI por Francisco I, este palácio é um dos monumentos mais importantes do vale de Loire. A sua manutenção custa 24 milhões de euros por ano, quantia essa que vem da receita dos bilhetes, de mecenas e do ministério da Cultura. Porém, o Estado francês quer que Chambord se torne autónomo em 2020. Como o palácio precisa de reparos constantes, devido à sua pedra frágil, o calcário, a direcção procura constantemente formas de rentabilizar o castelo, com concertos, exposições, visitas guiadas e animadas, e nomeadamente a recriação da vinha e o Jardim originais, que aliás trouxeram dividendos extraordinários. Visitar o Palácio é deveras interessante ( é aqui que está a famosa escada dupla, atribuídas a Da Vinci), mas conhecer os bastidores complementa excepcionalmente a visita.