segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Leite materno

Via Saúde

São sobejamente conhecidos os benefícios do leite materno, nomeadamente o aumento da imunidade do bebé, e protecção da mãe contra o cancro da mama, mas há ainda muitos mais pontos positivos, o que torna a amamentação materna em algo efectivamente especial. Porém, algumas mulheres não podendo amamentar, e ainda assim não se conformando, procuram o leite materno produzido por outras. Isto não é novo, sempre aconteceu, as mães de leite foram muitos comuns no passado, e nem sequer longínquo; havia ainda algumas mulheres que amamentavam os filhos das outras, enquanto amamentavam os seus, por uma questão de solidariedade. Sei, inclusivamente, de alguns casos de pessoas que foram amamentadas assim, as mães não tinham leite, ou estavam a trabalhar, e as crianças com fome, chegavam a subir em banquinhos, o que revela algum detalhe sobre a idade. 

O que acontece actualmente, é que graças à internet a venda de leite materno está agora mais exposta; quem não conhece quem tenha leite em excesso, ou não tenha na proximidade pode agora adquirir à distância de dois cliques, por assim dizer. Contudo, como em tudo o resto que se encontra à venda online, também aqui pode haver má fé, e pessoas pouco escrupulosas a tentar ganhar dinheiro fácil. Mas diferente ao tudo o resto, o leito materno será ingerido por bebés, o seu único alimento, e aquilo que deveria proporcionar saúde pode causar danos gravosos. E todavia, parece que o negócio está em alta e em expansão. 

Se para todas as transacções online se aconselha cuidado, neste caso parece-me por demais gritante, aconselhar prudência em alto nível. Aliás, para ser totalmente sincera, isto é algo que pessoalmente nunca aconselharia.

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)