terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Dica de leitura: Britt-Marie Esteve Aqui

Va
A capa do livro é reveladora o suficiente para sabermos que se trata de uma personagem feminina, que de alguma forma se relaciona com limpeza, futebol e ... um rato!
Britt-Marie é uma figura tão marcante que a a sua passagem se revela mesmo na ausência. Sendo uma mulher de 60 anos com capacidades sociais inusitadas (nalguns aspectos fez-me suspeitar de alguma forma de autismo), e experiência profissional quase nula, a sua pretensão a um emprego poderia tomar-se como uma tremenda ilusão, mas não é isso que ela pensa, e como se verá, Britt-Marie revela uma fibra bem superior àquilo que se esperaria, levando-a por caminhos inesperados. É igualmente uma inspiração, não há idade para a realização de sonhos, nem somos aquilo que os outros nos rotulam, portanto isso não deve limitar-nos, e ainda, dentro de nós existe uma história que nos explica, e nem sempre é do conhecimento dos outros. Por conseguinte, um sucessivo desmontar de clichés para nos levar a reflectir acerca dos nossos juízos sobre os outros, e nós mesmos. 

É daqueles livros que agarra o leitor desde as primeiras páginas; uma escrita clara, eficiente, divertida e ainda, muito humana. Frederik Backmann é também autor de "Um homem chamado Ove", cuja filme vi, há alguns anos, e tendo gostado bastante, serviu-me como indicação para esta leitura. 

Título: Britt-Marie esteve aqui
Autor: Frederik Backmann
Editora: Porto Editora
Nr.Págs.304