segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Ano feliz

Festejamos a entrada no ano novo porque precisamos de acreditar que a vida será melhor, que os dias vindouros serão felizes, e que para trás ficaram os problemas, as recordações más. Mas o tempo não se compadece realmente com o calendário dos homens, avançamos por ele, com as nossas questões às costas, as pendências permanecem, umas maiores outras menores, mas ficam, irão sempre connosco. 
Precisamos de esperança para crer num amanhã melhor, esquecendo que esse amanhã depende em grande parte de nós, hoje, nós é que devemos evoluir, mudar, transformarmo-nos, e isso apenas é da nossa responsabilidade. Um pouco de sorte ajudará, porém parecendo ela tão aleatória mais vale que confiemos, sobretudo, naquilo que podemos fazer, naquilo que está ao nosso alcance.

Ao olharmos ao nosso redor, poderemos pensar que não há muitas razões para celebrar, nem para ser optimistas, o desafio para 2020 é de nível elevado, mas não devemos sucumbir à tentação de mergulhar na negatividade catastrófica, enredando-nos no pessimismo irreversível, nem tão pouco de mergulhar na negação, enfiando a cabeça na areia, vivendo uma vida superficial e cor de rosa.

Estar no mundo sabendo que não lhe pertencemos é fazer o caminho do meio; estarmos conscientes do que nos rodeia e não permitir que nos afundemos na derrota, fazendo apesar de tudo, da nossa vida uma vida feliz.

Votos de um ano iluminado!