quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Uma questão de sobrevivência

 Uma amiga partilhou um vídeo de uma conversa entre um grupo de homens e mulheres, em que um deles disse algo que pelos vistos levantou alguma polémica, que é o seguinte: as mulheres dizem aos homens que eles podem ser vulneráveis, que podem chorar, mas depois descartam-nos por isso. E que essa conversa que incentiva os homens a baixar a guarda, e a entregarem-se é muito politicamente correcta, actualmente, mas na realidade não funciona, sendo o pior conselho que se pode dar a um homem. As mulheres perdem, automaticamente, o respeito e interesse por homens que mostram as suas debilidades. Que as mulheres gostam de homens fortes. Muito a propósito, as duas mulheres do grupo contestaram, que não, que até gostam mais deles, porém, ele foi muito contundente, e racional, e com toda a razão, na minha perspectiva. 

Há uns tempos vi um episódio do reality show australiano Married at first sight, que supostamente é uma experiência social, e que na realidade enquanto isso é um fracasso, pese embora um sucesso como programa, e uma das participantes foi um exemplo flagrante que ilustra bem esta teoria: logo que o "marido instantâneo" se mostrou vulnerável o interesse e respeito por ele sumiram. Ela própria o afirmou sem qualquer pudor. 

Porém, tal como disse este homem no podcast, é uma coisa biológica, as mulheres foram desenhadas para procurarem segurança, e só a encontram em homens fortes. Eu penso ainda que biologicamente as mulheres querem reproduzir com parceiros capazes de gerar descendência igualmente forte, pelo que isso dita, de forma inconsciente e inerente, um comportamento claramente selectivo.

Agora, isto deixa os homens numa posição bastante isolada, porque se precisam de um ombro amigo vão encontrá-lo onde? Nos homens amigos? Não sei a que ponto a exposição entre machos se fará sem repercutir na igual perda de respeito. 

Acredito que entre casais sólidos essa mostra de vulnerabilidade não impactará negativamente, pode até pelo contrário fortalecer mais a relação; é um indicador de confiança máxima. 

Eu, enquanto mulher, também nunca gostei de mostrar-me vulnerável, gosto muito mais de mostrar-me forte, essa faceta delicada é guardada e privada. Mas também creio que entre mulheres podemos encontrar um maior apoio e compreensão, do que os homens. 

Posto isto, é interessante pensar em quão de primitivo se baseia ainda o relacionamento entre homens e mulheres, não é?! Basicamente, as arestas foram limadas, mas lá no fundo... ainda estamos um pouco nas cavernas! 

Se quiserem ver o vídeo encontrei-o aqui.