quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

"O Círculo de Blackburn" - Marion Zimmer Bradley

Fiz esta leitura por indicação de uma amiga, mas confesso que me demorou longos meses a terminar o livro. É já o segundo livro que me indica sem que eu consiga partilhar do entusiasmo dela. Porém, há muitos anos tinha visto "As brumas de Avalon", de que gostei imenso ( falta agora saber se isso ainda se manteria), e depois tenho também em alta conta as dicas, em geral, desta amiga; aqui está a prova de que os gostos literários podem ser, de facto, muito pessoais. 

Marion Zimmer Bradley é uma autora norte-americana, nascida em Boston em 1930. Com "As brunas de Avalon" permaneceu quase 3 anos na lista dos best-sellers do New York Times. É portanto, uma autora mundialmente conhecida. Já a sua vida particular teve uma faceta obscura, e muito reprovável, que veio tardiamente a ser revelada, e para mim, só mesmo agora ao escrever esta introdução, o que me deixou ainda mais desagradada. Ler aqui

O Circulo de Blackburn conta a história de uma seita dos anos setenta, em retrospectiva, pela procura da filha do líder dessa mesma seita, que vai em demanda de respostas para o seu passado. Truth, que toda a vida rejeitara a paternidade daquele que considerava um vigarista e responsável pela morte da mãe, durante um ritual, que acontecera na casa e propriedade que a pequena comunidade ocupara, tornara-se numa espécie de cientista do oculto, e pretendia também expor a teoria fraudulenta de Blackburn. Porém, essa investigação pelo passado vai revelar-lhe que afinal a sua família não se extinguira, pelo contrário, e que o poder da magia é afinal muito real. 

Não gostei da escrita, por considerá-la muito básica. Não tive de consultar o dicionário uma única vez, e pior do que isso, é efectivamente de uma simplicidade juvenil. Não consegui ligar-me à protagonista, que me pareceu sempre de uma antipatia e agressividade desnecessárias. No geral, nenhuma personagem me cativou, excepto talvez um pouco, Irene, uma personagem secundária, pela sua gentileza, bondade e inocência. 

Bem sei que na área do fantástico a parte racional do leitor é posta à prova, porém a história deve conter algo de credível que quase convença o leitor da possibilidade dos fenómenos paranormais, o que aqui não acontece. Pelo menos, não a mim. 

Em suma, não é livro que recomende. 

 

Via

Título: O Círculo de Blackburn

Autora: Marion Zimmer Bradley

Editora: Edifel

Nr de págs: 371