segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Leitura: O Problema dos Três Corpos

Via

Liu Cixin, nascido em 1963, é um autor chinês conceituado e premiado, tanto lá como no mundo ocidental. 

O meu filho começou a ler este livro, e foi lendo, com muito interesse, o segundo e terceiro à medida que foram publicados, mas apenas quando um amigo meu se referiu a ele como a melhor ficção que tinha lido nos últimos anos, me motivou o suficiente para lê-lo também. Como já o tinha em casa, achei que não teria nada a perder. 

Começa durante a revolução cultural chinesa, a personagem principal, Ye Wenjie assiste entre a multidão, em praça pública, à humilhação e brutal espancamento do pai, um conhecido académico, por crimes reacionários, relacionados ao ensino da Ciência. Esse episódio irá marcar profundamente a filha, e daí resultará uma acção sua que determina o futuro de toda a humanidade. 

A acção salta para o presente, a narrativa volta-se então para o cientista Wang Miao, que começa a ver uma sucessão de números em todo o lado, deixando-o a princípio absolutamente transtornado e logo de seguida totalmente obcecado na investigação desse fenómeno, que o irá ligar a Ye Wenjie. A sua primeira grande descoberta leva-o a jogar online um jogo fascinante e também viciante, que se revelará intimamente ligado aos números que o perseguem.

A minha falta de conhecimentos científicos não me permitiu acompanhar o discurso dessa área, nem sequer sei se aquela informação está correcta ou é ficção, parcial ou totalmente, e confesso que essas partes da narrativa foram para mim bastante aborrecidas. Porém, a ideia geral do livro é muito interessante, afinal um dos grandes enigmas da humanidade relaciona-se com a dúvida sobre a existência de outros mundos habitados, e o receio de que existindo outros mais evoluídos, possam invadir o nosso. 

Também o retrato daquela época histórica chinesa é interessante, embora chocante, contudo de útil divulgação. 

Recentemente, vi dois episódios da série entretanto feita e fiquei atónita com a adaptação, creio que a tamanha liberdade já nem se possa chamar "adaptação", é mais invenção e distorção. Perdi o interesse e não verei mais nenhum episódio. 


Título: O Problema dos Três Corpos 

Autor: Liu Cixin

Editora: Relógio d'Água

Nr de págs: 334