segunda-feira, 28 de outubro de 2024

A Vida é Para Ser Vivida até ao Fim!

Os meus últimos clientes, um casal americano, ele com 83 e ela com 76, contaram-me que se tinham mudado para o México há cerca de 5 anos; antes já lá tinham estado em férias algumas vezes, e gostaram obviamente, mas de repente perguntaram-se: " E se nos mudássemos definitivamente?!"; destralharam os seus pertences, venderam a casa e foram!  

Dizem que têm no México uma qualidade de vida que não tinham em Delaware, o bom tempo, a praia, o custo de vida, acesso a alimentos bio a preços muitíssimo acessíveis, uma comunidade de expatriados que lhes  proporciona uma vida social activa, para além dos locais, também hospitaleiros e simpáticos. Adoram lá viver, apesar de terem os filhos nos E.U.A., aonde regressam ocasionalmente para os visitar, e fazer consultas de saúde. 

Mudar de vida, de forma radical, saindo do meio que nos é familiar, desfazendo-se de tudo (o que torna a mudança mais difícil de reverter), para longe da família e amigos, sobretudo em idade avançada que por regra já não consideramos apta para tais aventuras, pareceu-me um evento muitíssimo surpreendente e corajoso. Não sei se seria capaz de tanto, porém acredito que precisamente estas mudanças desafiantes de vida sejam estimulantes a todos os níveis, e por isso mesmo prolonguem a própria vida, proporcionando dias mais felizes, interessantes, a nível físico e mental. 

Oxalá, daqui a algumas décadas, eu tenha coragem de agir desta forma aventureira e divertida, a vida deveria ser vivida desta forma até ao fim. Gosto tanto de gente inspiradora!