quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Saco S.O.S. Para Entreter Crianças

 

Via

Enquanto aguardávamos na sala de espera do Hospital, que chamassem a minha tia para fazer o exame, uma menina, talvez de quatro ou cinco anos, choramingava intermitentemente, no colo da mãe, que a tentava acalmar sem grande sucesso, e para sua exasperação crescente. A minha tia começou também a incomodar-se um pouco, e apenas porque não gosta de ver crianças a chorar, e eu idem. E naquele momento, ao perceber que a menina ia fazer uma radiografia, e nem parecia estar em sofrimento, pensei que aquele choro leve se devia ao ambiente hospitalar, e receio do que se sucederia, lastimei não ter nada comigo que lhe pudesse dar, para que se entretivesse. 

Lembrei-me do tempo em que no meu saco havia sempre alguma coisa, aliás, quase sempre múltiplas coisas, para proporcionar aos meus filhos pequenos momentos de evasão e entretenimento, sobretudo quando estavam restritos a um espaço, como o carro nas nossas viagens, os restaurantes, ou salas de consultório. 

A estratégia de ter connosco, sempre, um bloco com lápis de cor, um mini-puzzle, um jogo portátil de 4 em Linha, meia-dúzia de peças Lego, alguns bonecos para inventar ou recriar cenas e diálogos de filmes ou desenhos animados, etc. é realmente algo que deveria fazer parte do quotidiano dos pais. Assim como levam a água e fruta ou bolachas (saudáveis, espero e desejo). 

Garanto, por experiencia própria, que se evitam birras e enfados, e que o compasso de espera será muito mais agradável, para crianças, pais, e para quem estiver presente.