Numa época de abóboras, e também em que eu já estou a economizar os ovos para os doces de Natal, estes bolinhos que não os levam pareceram-me muito adequados para testar. Realmente, são deliciosos e fáceis de fazer! São também uma ideia excelente para fazer agora no Natal, para levar para a casa de alguém, vai ser um sucesso.
Buñelos de Abóbora
Ingredientes:
500 Gr de abóbora assada ( pode ser cozida mas assada fica mais seca e saborosa)
250 gr de farinha
18 gr de levedura fresca ou 6 gr de fermento de padeiro
100 ml de água morna
Como fazer:
Assar a abóbora partida ao meio, sem sementes, colocando-a num tabuleiro de ir ao forno, a 220º, o tempo que for necessário para ficar macia ( se demorar tapar com uma folha de papel de forno para não queimar a superfície). Deixá-la arrefecer.
Amassar a abóbora até ficar bem desfeita; numa taça desfazer o fermento na água morna e juntar à abóbora amassada, envolver tudo; juntar a farinha muito bem, cobrir com um pano e deixar levedar. Demorou cerca de 1 hora, o volume aumentou e surgiram uns furinhos.
Deitar bastante óleo numa sertã e deixar aquecer bem. Colocar uma taça com água, molhar aí as mãos, pegar num bocado de massa com a mão esquerda, fazer um buraco no meio com a mão direita, e colocar na sertã. Fritar bem de ambos os lados; repousar em papel de fritos para que os Buñuelos fiquem bem secos, e envolver em açúcar.
A Isbieta referiu que o momento de os modelar exige alguma perícia, porque a massa é bastante mole, e portanto eu não consegui fazer o buraco em alguns, e os primeiros ficaram demasiado grandes, é uma questão de prática, certamente da próxima já os farei melhor. De qualquer forma, a Isbieta também comentou que o aspecto deles é mesmo assim, imperfeitos e feios. Menos mal.
Espero que façam, vale muito a pena!
