segunda-feira, 30 de abril de 2007

Quando a beleza vem do interior...


Eu nunca tive ídolos. Nem mesmo durante a adolescência; as minhas amigas forravam os cadernos do Liceu e decoravam as paredes dos seus quartos com posters de cantores ou actores, mas eu não. Claro que eu gostava de música e de cinema, porém nunca houve um ou uma desses famosos, a quem eu prestasse culto. Podia até achar que eram muito giros, bem vestidos, bons actores e bons cantores, mas para além disso eu desconhecia a pessoa que eles eram, portanto não poderia idolatrar alguém apenas pelo que mostrava publicamente. A fama nunca me iludiu, sempre desconfiei até; pensava que uma pessoa famosa teria ainda menos hipóteses de ser uma boa pessoa do que uma pessoa comum. Deve ser quase impossível manter os pés em terra. No entanto, por influência do meu pai, vi uma quantidade enorme de filmes de Hollywood a preto e branco, dos anos 40 e 50. Ele tinha-os visto no cinema e falava daquelas actrizes maravilhosas, como Katherine Hepburn, Rita Hayworth, Bete Davis e outras com o maior respeito e admiração. Eu fiquei fã destes filmes até hoje. No entanto, entre as divas havia uma actriz que sempre me encantou mais do que as outras, era Audrey Hepburn. A sua beleza “clean”, aliada à elegância natural, tornaram-na um ícone até hoje. Para além de ser uma actriz maravilhosa e uma mãe amantíssima era também uma pessoa muito solidária. Recentemente, li um texto de Audrey Hepburn que adorei, pois estava ali a sua alma. Espero que gostem tanto quanto eu.

O texto a seguir foi escrito por Audrey Hepburn, quando pediram que revelasse seus segredos de beleza.

1. Para ter lábios atraentes, diga palavras doces.

2. Para ter olhos belos, procure ver o lado bom das pessoas.

3. Para ter um corpo esguio, divida sua comida com os famintos.

4. Para ter cabelos bonitos, deixe uma criança passar seus dedos por eles pelo menos uma vez por dia.

5. Para ter boa postura, caminhe com a certeza de que nunca andará sozinho.

6. Pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatadas e redimidas; jamais jogue alguém fora.

7. Lembre-se que, se alguma vez precisar de uma mão amiga, você a encontrará no final do seu braço. Ao ficarmos mais velhos, descobrimos porque temos duas mãos, uma para ajudar a nós mesmos, a outra para ajudar o próximo.

8. A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela veste, nem no corpo que ela carrega, ou na forma como penteia o cabelo. A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos, porque esta é a porta para seu coração, o lugar onde o amor reside.

9. A beleza de uma mulher não está na expressão facial, mas a verdadeira beleza de uma mulher está reflectida em sua alma. Está no carinho que ela amorosamente dá, na paixão que ela demonstra.

10. A beleza de uma mulher cresce com o passar dos anos.

----------------------------------------------------------------------------------

Um novo rosto
Para além das palavras postadas aqui, que são sempre muito pessoais eu queria também que o “Mãe e muito mais” tivesse uma imagem que evocasse um pouco do que eu sou; não, não tenho nada da Pin Up representada na imagem, no entanto, gosto muito da arte dos anos 50, da música, da moda e do cinema, daí o post sobre Audrey Hepburn, daí a imagem da Pin Up. Agradeço à Bel pelo óptimo trabalho que realizou, que foi exactamente de encontro àquilo que eu pretendia.