quinta-feira, 19 de abril de 2007

Férias de Páscoa


Eis algumas fotos dos sítios que visitamos durante as últimas férias, entre Alentejo e Algarve. Encontramos Castelo de Vide preparada para a procissão do Domingo de Ramos; as varandas das casas e janelas, por onde a procissão passa estavam decoradas com as mais bonitas colchas de damasco e seda, como manda a tradição. A procissão é encabeçada pelo padre da freguesia, acólitos e demais fiéis que carregam andores representando Jesus Cristo com a cruz às costas. Esta procissão faz-se em silêncio, porque significa os últimos momentos de vida de Jesus Cristo.As casas típicas alentejanas e algarvias são pintadas de branco,por causa do calor, com uma risca amarela ou azulão, para ficarem bonitas.E são!
Faro é uma cidade que remonta ao sec .VIII a.c., o seu nome fenício era Ossonoba. Quem disse que os bebés vêm de Paris nunca esteve no Algarve! Os ninhos de cegonhas abundam em casas e postes de electricidade, mesmo no centro da cidade. Em Paris nunca vi nada assim!Hehehe...
Fizemos um pequeno cruzeiro entre Faro e a Ilha Deserta, (chamada assim por obviamente não ser habitada), na Ria Formosa, área protegida, de onde se obtém uma linda panorámica sobre a cidade.
Vale a pena uma visita ao Palácio de Estói,estilo rococó, sec.XIX, apesar de apenas os jardins estarem abertos ao público.
A gastronomia algarvia tem como base o peixe e é deliciosa;hesitei muito antes de provar "massinha de peixe", porque para mim estes 2 ingredientes não combinam. Engano total, é de comer e chorar por mais! Não tirei fotos de nenhum restaurante, porém aconselho vivamente "A Taska", para experimentar, repetir e ficar fã!
Já penso nas próximas férias....