segunda-feira, 23 de março de 2009

Você acredita em quê?

Se eu disser que acredito em Deus muitos são os que olham para mim com ar superior, “ Coitada – pensam eles - que ingenuidade!" E porquê? Porque acreditar em Deus é irracional, não há nada que prove a sua existência. Eu posso estar enganada, é verdade. Mas eles também.

Se eu disser que suspeito muito dos micro-ondas e dos telemóveis, que a minha geração ainda vai sofrer imenso com os efeitos das ondas pelos longo anos de uso, esses mesmos que se riram antes de mim, vão voltar a rir-se.
Que desvario da minha parte, acreditar num Deus que ninguém prova que existe e não acreditar na ciência! Pois, a maior parte das pessoas substituiu Deus pela ciência, o primeiro é uma ilusão dos fracos, a segunda é o trunfo dos inteligentes. Se você começar uma frase, dizendo “ está provado cientificamente”, pode terminar a frase como desejar que ninguém o vai contestar. Porém, se fizer afirmações de natureza espiritual, dizendo “ eu acredito”, tenha cuidado com o que vai pronunciar a seguir, porque o mais provável é ver como resposta um sorriso condescendente.

Mas afinal o que têm a Ciência de tão absoluto? Os cientistas são homens susceptíveis de engano como todos. A manutenção das suas investigações depende quase exclusivamente do patrocínio de empresas a quem interessa um determinado resultado. Pressões são feitas. Por isso tem acontecido ao longo da história que as teses defendidas pela ciência mudem e se desdigam. Aquela que me ocorre, por achar chocante demais enquanto mãe e mulher, foi a teoria, nos anos 60/70, de que o leite em pó seria melhor para os bebés, em detrimento do leite materno. As mulheres secavam o leite para comprar leite em pó nas farmácias! Ninguém me vai convencer que os cientistas defensores desta aberração não estavam ao serviço das indústrias de leite em pó, de multinacionais poderosas.

Portanto, fique atento, não abuse do telemóvel, cuidado com o micro-ondas e com tudo aquilo que funciona sem fios. Pelo sim, pelo não; lembre-se, nós somos as cobaias!

Tenha uma óptima semana!