quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Da série: Presentes de Natal faça você mesmo

(Da série: "presentes de Natal manuais I I ")

Quem não gosta de doces caseiros? Toda a gente. No entanto, na maior parte dos casos compram-nos. Porque não têm tempo livre para os fazer, porque não sabem, porque têm preguiça. Que interessa o motivo?

O que interessa é que nos abre uma porta para mais um presente de Natal, de qualidade, feito por nós mesmas. E convenhamos: doce de abóbora é do mais fácil que há!

Receita:
-1kg de abóbora, limpa, cortada aos cubos
-750 gr de açúcar
-6 paus de canela
- casca de laranja e alguma raspa a gosto

Colocar todos os ingredientes numa panela, em fogo médio. Ir mexendo, e deixar ferver, até a abóbora cozer e começar a desfazer-se. Ponha um pouco de doce num prato e se fizer estrada ao passar com uma colher, está pronto.

Lave os frascos em água a ferver, escorra e encha até cima com o doce. Coloque a tampa e feche, hermeticamente. Cole uma etiqueta com o nome do doce. Recorte em papel castanho uma rodela, coloque na tampa, fechando com uma fita de ráfia. Pronto!

Dica extra:
Eu fiz 1,500 gr de abóbora, com 1 kg de açúcar; rendeu-me 4 frascos de doce.
Dá uma óptima sobremesa: em pratos individuais coloque queijo branco pasteurizado às fatias, doce de abóbora por cima, enfeitado com nozes picadas grosseiramente. Adoro!

Até breve!
Actualização: destaque do post no Casa claridade