quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Como eliminar os parasitas das plantas

Só temos uma roseira no jardim. Muito antiga, e praticamente uma árvore, de tal forma insiste crescer para cima! As suas rosas são cor de fogo, e à medida que vão envelhecendo tornam-se brancas e rosa. Frequentemente a nossa roseira fica infestada com pulgões, o que a desfeia imenso. Certa vez, há muito tempo atrás, comprei um pesticida, e pulverizei-a, mas não funcionou. Entretanto, dei o caso como sem solução, mas este verão revi a minha opinião, e exatamente por não querer utilizar químicos, procurei na net alguma receita caseira e inofensiva.

Encontrei no Irenes, Dicas e truques caseiros , uma receita tão simples que imediatamente quis experimentar.

Material:
Um pulverizador
Água ( meio litro)
Um cigarro
Desfazer o cigarro (sem papel!) para dentro do pulverizador, juntar água, e esperar que esta "infusão" adquira uma cor acastanhada.

Entretanto, as sardinheiras, que todos os Verões são também atacadas por uma larva verde, e pequena, que as corrói, instalando-se no interior, já estavam em fase de definhamento; folhas amarelas, a cair precocemente, ausência de flores, e muitos caninhos já esburacados, com o tal insecto.
Ataquei em duas frentes: coloquei borras de café nos pés das plantas, e pulverizei as folhas e ramos  três vezes na semana. Fui retirando as folhas envelhecidas, e cortando os canos secos. Quase de imediato reconheci sinais de que o tratamento foi bem sucedido. As sardinheiras estão a regenerar-se, como podem ver, com folhas verdes e saudáveis a espreitar estoicamente. Numa amostra de seis vasos, somente uma sardinheira não reagiu ao tratamento. Porém ainda não desisti dela; algo me diz que algures no seu interior ainda há vida.
Estou contente; pela primeira vez em vários anos as sardinheiras do verão vão ficar para o ano seguinte!

Espero que gostem da dica.
Até breve!