segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Sou português e sei!


Achei montes de piada a este vídeo!
Os The Portuguese kids pegaram numa música dos LMFAO e deram-lhe uma letra nova, baseada na experiência deles, como luso descendentes, de uma forma muito divertida. Ri-me imenso, mas também me fez pensar.

Acho curioso que numa primeira fase os filhos e netos de emigrantes rejeitam a cultura dos pais, porque se querem integrar, ser aceites, e naturalmente para isso, devem aculturar-se. Mais tarde, com a maturidade, começam a assumir as raízes e conseguem conciliar muito bem, a cultura familiar com a cultura do país, em que vivem. Começam até a exibir alguns sinais, como por exemplo, a bandeira de Portugal no carro. Sentem orgulho e não se coíbem de o exibir.

Outra coisa que me deixa reflexiva é a forma de estar dos portugueses que emigraram nos anos 50 e 60; nos E.U. ou noutro pais qualquer continuam a viver como viviam aqui nessas décadas. Não acompanharam a evolução de cá, permanecendo cristalizados em visuais e comportamentos há muito fora de moda.
Isso explica a imagem que nalguns países ainda há dos portugueses;  no Brasil, o Sr. Manuel continua a ter bigode e a trabalhar numa padaria.
Por isso, as mulheres vestidas de negro no vídeo dos Portuguese Kids.

 Mas para mim, o melhor de tudo, é pegar em estereótipos e transformá-los em grandes piadas.
 Feliz daquele que sabe rir de si mesmo! E estes Portuguese Kids sabem faze-lo.

Tenha uma óptima semana!