sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Papas de arroz integral


Tanto eu como a Letícia adoramos papas de aveia, de Inverno quentinhas, no Verão, nos frascos que ficam no frigorífico da noite para a manhã ou tarde. A diversidade da fruta da época faz os toppings, para ela sempre os frutos vermelhos e banana. Porém, encontrei há algumas semanas esta receita das papinhas de arroz integral, que inicialmente me pareceu algo insípida, mas que com este parágrafo me tentou:
" O arroz integral, de longe o cereal mais consumido na alimentação macrobiótica, é considerado por muitos o grão do equilíbrio, da clareza (mental e espiritual), da paz e do enraizamento. De um ponto de vista físico, ajuda a manter os nossos intestinos limpos, ao mesmo tempo que os fortalece. Beneficia ainda os pulmões e, ao contrário da aveia que tendencialmente cria alguma mucosidade no organismo, o arroz integral tem o poder de limpar/revigorar os nossos pulmões, tornando-os fortes e invencíveis."

Porém, depois de testada, a receita original não nos convenceu totalmente, confirmou-se a insipidez, mas algo nos agradou, e por isso adaptei-a, fazendo como faço com as papas de aveia. Deste modo tornam-se ainda mais práticas e mais rápidas. De manhã é só colocar num tachinho com os ingredientes extra, aquecer e servir! Deliciosas, reconfortantes e saciantes.

Papas de arroz*

Ingredientes:
1 chávena de arroz integral
7 chávenas de água
uma pitada de sal

Como fazer:
Numa panela, junta a água e o arroz integral, previamente demolhado e lavado.
Quando levantar fervura, junta o sal e reduz a chama para o mínimo (e, de preferência, coloca a panela no bico mais pequeno do fogão). 
Deixa cozinhar por cerca de 2h, com a panela não completamente fechada. Se necessário, mexe o arroz para que não agarre ao fundo.
Guarda num recipiente de vidro no frigorífico (aguenta 4-5 dias). De manhã é só retirar a quantidade desejada, juntar um pouco de água** e levar ao lume num tachinho. 

Colocar numa taça com cacau, canela, geleia de agáve, nozes picadas, frutas, etc. 


* Blogue MoniqSweeTreats

**Substituí por bebida vegetal.