quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Regresso às aulas? Calma com o andor!



Esta semana já vimos num supermercado o material de regresso às aulas. A Letícia ia tendo um fanico, ainda no dia 23 fez o último exame, mal sentiu o cheiro a férias, e já tem que levar à frente com a Escola? Entretanto, também já viu alguns vídeos de youtubers a fazerem a série de "regresso às aulas", o que a indignou mais ainda. Estamos a um de Agosto! A meio das férias. 

Parece que os supermercados receiam que as famílias despendam todo o dinheiro nas férias, e não lhes sobre nada para o material escolar, agora que os manuais são oferta do governo. 

Na verdade, este regresso às aulas tornou-se numa grande negociata; para além dos manuais, o material escolar, que a maior parte dos alunos parece comprar de novo, mesmo não precisando de substituição, a começar na mochila e a terminar na borracha, há também a roupa nova para o primeiro dia, e sapatilhas a condizer. O regresso às aulas tornou-se numa espécie de "rentrée" formal e cerimoniosa. Que sai bem caro aos pais, e muito mais do que deveria. 

Tanto se fala do consumismo exacerbado, de que o planeta não aguenta estes hábitos de consumo, que já estamos a consumir por conta do próximo ano, e todos se comovem, e os alunos fazem greve, e os alunos manifestam-se, e porém, este tipo de comportamento não é sequer questionado, como se nada tivesse a ver.  

Deveria chegar, regressar à Escola com a cabeça fresca e disposição para aprender; vontade de crescer e contribuir para um mundo melhor. Fazer melhor do que as gerações anteriores, e não continuar na mesma linha. 
Mas afinal para que servem as férias?