terça-feira, 16 de março de 2021

A Natureza dentro de casa

 

 
Os ramos das árvores que vejo cá de casa continuam despidos mas, brevemente, quase da noite para o dia, começam a brotar uns apontamentos verdes promissores, e depois disso, rapidamente, as copas voltam a mostrar-se frondosas e exuberantes, e eu não me canso de as contemplar. É uma atracção que agora vou conseguir explicar.
 
São árvores públicas, mas sinto por elas tanta gratidão e amor, como se fossem minhas. Pensando bem, também são minhas, são de todos nós, estão ao serviço da humanidade na produção do oxigénio, ao filtrar o ar, amenizando as ondas de calor, proporcionando biodiversidade e sombras, enfim,... mas isso já todos sabem, o que talvez desconheçam, é que tal como os humanos as árvores também possuem aura! 
 
Li isso, recentemente, e o mais fascinante é que, durante a noite, as plantas podem duplicar ou mesmo triplicar o seu tamanho com a aura, e que essa energia é muito benéfica ao ser humano. Por conseguinte, aquelas copas gigantescas das tílias, mesmo estando distanciadas da minha casa, pelo menos durante a noite podem entrar no nosso perímetro, e fazer aquilo que fazem em nosso benefício. Portanto, as plantas que temos em casa também funcionam assim, sendo isto uma motivação extra para termos muitas, muitas plantas a decorar os nossos lares.
 
Sem dúvida que, as plantas se tornaram um elemento decorativo muito apreciado de há um par de anos para cá, mas não tínhamos ainda consciência de que fazem muito mais do que embelezar, são terapêuticas, algo que eu já intuía pois só de as contemplar, e apreciar os recortes, a delicadeza dos detalhes, a beleza perfeita, já me sentia bem, mais ligada à natureza. Então, é isso que elas fazem dentro das nossas casas, replicam a natureza que frequentemente não temos no exterior, por vivermos em apartamentos, ou distanciados de jardins e parques. E se antes eu achava que deveria ser comedida com os vasos de plantas verdes e flores, depois desta informação estou mais que convencida que não há limites para o verde, e depois ainda de ver esta casa, cuja proprietária é uma absoluta fã de plantas, e as tem por todo o lado, arranjando sempre mais um cantinho, um espacinho que seja, para mais um vaso, estou completamente rendida! 

Via
Fica lindíssimo, a casa tornou-se tão especial e aconchegante! Só posso crer que a nível de saúde o saldo deva ser mais do que positivo. 

Em períodos de confinamentos, como os actuais, mais se justifica este investimento na recriação de uma espécie de jardim Botânico dentro dos nossos lares. E agora já nem sequer há tanto aquele pretexto " ah, não tenho tempo para regar as plantas", é algo que toda a família pode fazer, nem que seja à vez, e para as crianças e jovens, mexer na terra e água é muito salutar. Em suma, tudo de bom!