segunda-feira, 8 de novembro de 2021

-Dá cá mais cinco! O poder do toque ou encorajamento

 
 
Esta entrevista à oradora motivacional Mel Robbins foca aspectos  diversificados e extremamente interessantes, mas este do "mais cinco" é aquele que me mais me apraz apresentar; ela conta como um dia estava a sentir-se muito em baixo, atravessando uma série de problemas, e ao acordar e ver-se reflectida no espelho pensou " estou um caco", e começou também a pensar em tudo o que tinha para fazer, e a sentir-se cada vez pior. Mas, subitamente, levantou a mão e deu a si mesma um cinco, no espelho. Algo naquele momento mudou. No segundo dia, assim que acordou sentiu que estava ansiosa por aquele momento no espelho. Depois de ter partilhado a foto no Instagram, e se ter tornado viral, compreendeu que muitas pessoas estavam também a atravessar desafios graças ao "mais cinco".
 
Depois disso, dedicou-se a pesquisar a importância deste gesto, recorrendo inclusivamente à ciência; então observou que toda a vida demos aos outros mais cinco, como uma celebração, com uma mensagem associada "boa!", "parabéns", mas que a nós não damos. Este gesto de levantar a mão e cumprimentar activa a programação positiva no subconsciente. Ao fazer o ritual mais cinco, o cérebro não permite que seja algo negativo, está a definir objectivos positivos, que irão definir o dia. Sendo por isso o momento certo para pensar no dia que temos à frente, e em como queremos que ele se desenrole.
 
Há estudos do NBA comprovando que as equipas que mais cinco dão são as melhores classificadas, que os treinadores que têm melhores resultados são também aqueles que incentivam os atletas com um mais cinco, sem pronunciar qualquer palavra, em seguida os que associam palavras de incentivo ao mais cinco, e os últimos da Liga são aqueles que menos usam o incentivo do mais cinco. Interessante, não é?
 
Toda a entrevista é valiosa, e há uma reflexão que Mel Robbins faz que também não posso deixar de salientar, que é a origem do amor próprio que vem da infância, e de como é construído na base do reconhecimento dos outros, através do que alcançamos. E de como isso mina a nossa confiança. É por conseguinte uma jóia que aqui deixo; activem as legendas, regulem o vídeo para uma velocidade menor mas não deixem de ver! Irão ficar assim tipo: ... Uauuuu...!