sexta-feira, 15 de abril de 2022

Receita de Pão sem Glúten

 


Por diversas razões a Letícia quis começar a comer pão sem glúten, e se bem que inicialmente pensei que isto não duraria muito, porque sinceramente, o pão sem glúten não é de todo do agrado dos verdadeiros apreciadores de pão, fui comprando em diversos sítios, para ela experimentar o que gostaria mais, até chegar à conclusão de que mais valia fazer-lhe eu o pão. Porque, convenhamos, pagar por um pão de 700 gr, 5€ não me estava a agradar nada. 

Então dediquei-me a pesquisar, e tive uma sorte enorme ao encontrar o site " Criar Comer Crescer", onde me deparei com 2 receitas de pão sem glúten que saíram bem à primeira, e sabem mesmo a pão. A sério, quem não souber que é pão sem glúten não o adivinhará!


Pão sem glúten

Ingredientes:
200 grs farinha de arroz
100 grs farinha de aveia (ou sarraceno) 50 grs flocos de aveia 100 grs amido de tapioca (milho ou de batata) 2 c. de sopa de sementes de linhaça (moídas (14 grs)) 3 c. de sopa (17 grs) de psyllium - Uso 2 colheres de sopa; não pode faltar, ajuda a agregar os ingredientes 7 grs sal marinho - eu uso 1 colher de sopa 1 saqueta de fermento sem glúten 500 grs água

Como fazer:
Numa tacinha colocar o fermento, misturar com um pouco de água morna, e bater cuidadosamente, até ficar tudo misturado e fazer bolinhas; deixar repousar 5 minutos.

Noutro recipiente, colocar todos os ingredientes secos, misturar bem, verter a água morna e o fermento, envolver bem, até ficar tudo misturado, cobrir a taça com uma toalha, e deixar levedar em lugar seco, uma hora.
Voltar a amassar bem, espalmando e esticando a massa, e dobrando a massa sobre si, diversas vezes.
Colocar numa forma de bolo inglês, devidamente untada com óleo, e deixar levedar de um dia para o outro, ou de 8 a 10 horas.

Ligar o forno a 250ª, colocar uma forma com água por baixo, e quando estiver quente, baixar para 230º, colocar a forma com o pão, já com cortes, e deixar cozer 35 minutos. Retirar da forma, e voltar a levar ao forno o pão apenas 5 minutos, para ficar crocante pela parte de baixo e laterais.

Retirar do forno e deixar arrefecer na grelha.

A possibilidade de variar de farinhas é óptima porque o sabor também muda, e até a textura, e variar é bom!

Eu adaptei um pouco a receita com dicas, uma daqui outra dali, que me fizeram sentido, mas quem preferir seguir à risca a receita original, siga este link.