quinta-feira, 21 de julho de 2022

Agricultura Regenerativa - a terra é abundante!


Também a forma como praticamos a agricultura me está a levantar muitas dúvidas e questionamentos. É violenta, não somente para a terra, com produtos nefastos, técnicas invasivas e agressivas, como para as pequenas criaturas que vivem nela, e como para o trabalhador, e por isso ninguém quer ter esta profissão. 

Estive na última feira de Esposende e impressionou-me que ali só havia agricultores idosos. E quando deixarem esta vida? Muito preocupante. Mas por outro lado, as pessoas têm direito de escolher um modo de vida mais fácil. E se isso fosse possível na Agricultura? Começo a pensar que sim, é possível. 

Os procedimentos tradicionais na Agricultura baseiam-se em ideias de dificuldade, dedicação total e constante, e falta! Falta de tudo, inclusivamente de dividendos que possibilitem uma vida tranquila.

Isto reflecte a ideia promovida globalmente de "falta". Porém, o planeta é abundante, leio constantemente comentários dos meus "amigos" que se dedicam ao cultivo, a dizerem "aquilo nasceu ali sozinho", e por outro lado sei que naqueles países onde as colheitas são constantes ou bi-anuais, é onde mais fome se passa. Existe aqui um contra-senso que não tem explicação senão nisto: a narrativa da falta foi e é promovida, constantemente, e isso reflecte-se no inconsciente colectivo.

Em vários vídeos que vi do Canal no YT, Epic Garden, ouvi testemunhos de pessoas que em espaços mínimos conseguem cultivar metade do que a família consome, numa família de 5 chegava até aos 85%. Uma das senhoras dizia que trabalhava no quintal apenas 4 horas por semana. Um outro, demitiu-se do emprego para se dedicar ao cultivo do seu espaço, de forma não só a prover a família mas também a retirar dividendos que lhe permitam viver. O que têm em comum estas pessoas? Fazem agricultura de forma diferente, com outras técnicas, mais respeitosas com a terra e o meio ambiente, em colaboração com outros seres que também vivem na terra. E como essa nova atitude é linda a natureza recompensa-os. 

É pois, possível, cultivar a terra com sucesso, de forma facilitada, em comunhão com o reino animal e vegetal, e ter abundância. 

Mais vídeos inspiradores aqui, aqui e aqui.