terça-feira, 26 de julho de 2022

As flores do jardim

 


Não há como a Primavera e Verão para nos deslumbrarmos com os jardins. Começar o dia observando as flores é uma das formas mais satisfatórias que conheço, para entrar num novo dia com alegria e boa-disposição. 
 
Os ingleses fazem uma coisa muito interessante e bonita, dentro das suas localidades, que é abrir os seus jardins ao público, e jardineiros e não-jardineiros, mas certamente apreciadores de jardinagem, impregnam-se de beleza, inspiração e motivação, usufruindo de momentos mágicos. Gostava imenso que uma tradição dessas se estabelecesse também em Portugal, mas a globalização parece contemplar apenas o menos positivo. Enfim, vamos passeando virtualmente pelos jardins da net. 


A jardinagem é uma actividade terapêutica, momentos de ligação entre as pessoas, natureza e reino animal. E quem não tem jardim não deve retrair-se por falta de espaço, passamos a vida a encontrar desculpas, mas a situação e momento ideal não existe. 


Aproveitem então o que têm, uma varanda uma marquise, o interior da casa! Estes dias contaram-me sobre alguém que tem um verdadeiro jardim dentro de casa, só na sala tem mais de 100 plantas! Impressionante, não é?




Ver a evolução do jardim ao longo das estações é também algo novo para mim, o desafio é continuar a ter plantas viçosas e flores coloridas, durante os meses de outono e Inverno. E aprender os nomes, e características. É sem dúvida um plano a longo prazo, que a cada dia me provoca sentimentos de recompensa e gratidão.