quarta-feira, 19 de abril de 2023

Dica de Leitura: A Magnífica Sophy

Via

A inglesa Georgette Heyer (1902-1974) ficou conhecida como grande precursora do romance histórico do período da regência. Começou a escrever em 1921, uma história que inventou para um irmão doente, que transformou em romance, e se tornou num sucesso enorme. Georgette Heyer concluiu que a notoriedade não era necessária e decidiu nunca dar uma entrevista ao longo da sua carreira. Fascinante, não é? 

Este livro confirma que Jane Austen é a sua inspiração, embora me pareça que num estilo mais rebuscado, menos contido. 

Sophy é uma jovem aristocrata de 20 anos, que acaba de chegar a casa da tia, Lady Ombersly, em Londres, vinda de Portugal, onde vivera com o pai, enquanto este ia em negócios ao Brasil, por um período curto de tempo. Os cinco primos,uns mais jovens, outros da idade de Sophi, outros mais velhos, reagem com entusiasmo à chegada dela, excepto Charles, o mais velho, que assumira a séria responsabilidade da gestão da família, após o endividamento irresponsável do pai, e que mostra em compensação,um comportamento irrepreensível. 

A personalidade algo exótica da prima choca com as regras estabelecidas da família e da sociedade, e o seu carácter um pouco excêntrico leva-a consecutivamente a ter atitudes desafiantes, sobretudo para uma mulher, da época. Contudo, Sophi tinha bom-coração e o bem-estar de todos era o motor que fazia engendrar os mais elaborados planos, visando solucionar os problemas dos diversos parentes.

Mais do que mal-entendidos, a trama urde-se com base em entendidos pré-estabelecidos por Sophy,em esquemas estratégicos que exasperam quem nada sabe deles, e porém neles está envolvido. 

A protagonista é, todavia, senhora de diversos talentos, corajosa, empreendedora, astuciosa, divertida e dona de bom-senso, como ela própria o afirma, embora a mim isso me pareça muito discutível. 

A narrativa versa sobre diferentes histórias de amor, que decorrem com oposições e obstáculos diversos, muito ao estilo da época, para terminar em finais felizes, como convém a este tipo de leitura, que é leve, porém revelando uma escrita cuidada e assertividade histórica, pela qual, aliás, a autora se tornou também conhecida.


Título: A magnífica Sophy

Autora: Georgette Heyer

Editora: Asa

Nr de pags: 363