segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Notícias do Jardim - Verão

 

Publicado assim até parece que o meu jardim foi muito mais colorido e abundante, do que realmente foi; as flores foram desabrochando ao seu ritmo (definitivamente não ao meu!) de forma que todos os dias havia novidades, ainda há, aliás e felizmente, muitos botões para desabrochar. E foi sempre com uma visita matinal, ao jardim, que comecei os meus dias. 

Da minha vistoria ao jardim faz parte a descoberta de insectos, dos habituais ou dos novos que foram surgindo devido às plantas introduzidas este ano, como a arruda, de quem as larvas de borboleta parecem gostar particularmente. Uns deixam-se fotografar, outros são mais esquivos, mas ainda assim fico feliz só de os ver e saber que frequentam o nosso jardim; hoje de manhã vi uma libélula enorme, que deu uma volta ao jardim e se foi sem que eu tivesse tempo de mais nada para além de a observar maravilhada. 


E por fim, a ultima das recompensas, as framboesas e morangos que não sendo em grandes quantidades são suficientes para fazer batidos, decorações de bolos e panquecas, e até para oferecer uma caixinha, uma vez ou outra, e as flores que decoram as mesas. E quase me esquecia, as uvas! Que não sendo tratadas quimicamente, são abundantes e deliciosas.
 
É  muito gratificante ter um jardim, em todos os sentidos.  
Aconselho a todos, com jardim ou apenas um terraço ou varanda, para além da terapia é um passatempo que dá frutos, e não só em sentido figurado, como podem ver.