sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Receita para o fim-de-semana: Arroz de Lentilhas e Cogumelos

Este arroz ficou delicioso, é realmente comida reconfortante para dias de Inverno. Numa só caçarola, e fácil, como eu gosto. A quantidade de água depende, eu queria algo entre o seco e o malandro. 


Arroz de Lentilhas e Cogumelos

Ingredientes:

Uma chávena de cogumelos frescos

Meia chávena de cogumelos desidratados "black fungus"

Meia cebola

Meio dente de alho

Uma chávena de arroz carolino

Uma chávena de lentilhas castanhas cozidas


Como fazer:

Saltear a cebola picadinha em azeite, juntar meio dente de alho picado, deixar estalar, e acrescentar caldo vegetal. Deixar cozinhar 5 minutos, juntar os cogumelos secos, previamente demolhados em água quente, durante 20 minutos, reservando essa água. Deixar cozinhar 15 minutos. Juntar as lentilhas, e a água dos cogumelos, deixar cozinhar mais 5 minutos. Adicionar o arroz, e os cogumelos frescos fatiados; temperar a gosto com sal marinho, pimenta-caiena, e uma colher de sopa de molho de soja bio. Se precisar de mais liquido juntar o caldo de vegetais. Por fim, a meia cenoura ralada grosseiramente. Deixar cozer o arroz, cerca de 20 minutos e servir! 

Eu colocaria ainda coentros picados, se tivesse. Ficaria supimpa!  

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

A Importância da História de Família

Via

 Só demasiado tarde comecei a pensar em perguntas que gostaria de ter feito ao meu pai. Há muita informação de família que se perde porque os pais e avós não contam aos filhos, e toda é importante. Mais cedo ou mais tarde torna-se relevante. Confesso que ouvi, inúmeras vezes, histórias que a minha mãe contava com desinteresse, e por vezes até aborrecimento, mas como isso nunca a desanimou, ela contava à mesma. Em retrospectiva apercebo-me disso, e que agora as aprecio realmente. 

Há ainda quem pense que sobre os mortos não se deve contar nada de negativo e guardar apenas o lado bom, e por isso contam somente aquilo que os beneficia. Eu discordo totalmente disto, é preciso ser justo e contar as coisas boas e más, foi assim que eles foram, assim que actuaram, e porém ter compaixão e empatia, por não terem conseguido fazer melhor. Se eu sei que o meu avô materno foi violento para os filhos, e também sei que perdeu o pai aos 6 anos de idade, e desde aí foi espancado sem piedade, pelo irmão mais velho que se impôs como "chefe de família", vou compreendê-lo um pouco melhor. 

Guardar segredos, também para defender aqueles que partiram, é outra coisa com a qual discordo. Acontece que os segredos são frequentemente de Polichinelo, vem uma pessoa de fora, e conta aquela passagem, naturalmente, ou propositadamente, perante o membro ignorante dos factos, que se sente atónito e sem reacção, perante revelações impactantes. 

Conhecer a história de família e aprender a respeitá-la, é um processo importante, para a nossa saúde e equilíbrio. Saber a história da família, dificuldades, problemas, sucessos, progressos, explicam muitas situações actuais, e funcionam como inspirações para os nossos próprios problemas e bloqueios. 

Portanto, isto é, efectivamente, um tema de grande interesse, conte o que sabe, partilhe com a geração seguinte, e pergunte mais à geração anterior. 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Sensibilidade Masculina

É comum dizer-se que as mulheres são mais sensíveis do que os homens, e penso que todos concordamos com esta afirmação, vim agora a saber a explicação para isso, de acordo com o Dr.Bruce Lipton é resultado de programação, segundo ele os homens foram programados para não serem sensíveis, senão como conseguiriam ser soldados? Como matariam pessoas?

Para reflectir e mergulhar noutras informações, aqui, às 1,28.00