quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Em Quem Confiar?

Como podemos confiar ainda em políticos e governantes depois de tantos anos a ver uns e outros a falharem miseravelmente? É como ir ao mesmo restaurante, repetidamente, e esperar que a comida seja diferente apenas porque mudaram as fotos da ementa. Vão servir-nos exactamente a mesma coisa!

Certa vez disseram-me algo do tipo: "Mais vale um mal que já conhecemos do que a incerteza de um bem", e isto reflecte exactamente a mentalidade das pessoas, e por isso continuam a votar. 

O que mais estranho é que, no geral, as pessoas aprendem com situações muito pessoais, se algum familiar ou amigo lhes pregar uma rasteira, deixam de confiar e levantam a guarda para que não se repita uma segunda vez. Porém, aos políticos, estranhos totais, e com o rótulo pejorativo às costas e à frente, dão-lhes oportunidades contínuas! Seremos todos "reféns de Estocolmo"?!  

Bem sei que estas eleições são locais e julgo que actualmente, a maioria das pessoas, já vota apenas nos candidatos, não nos Partidos, o que me parece muito bem, sobretudo quando os conhecemos, quando nos são próximos. Não sendo, políticos de carreira, para mim, já estão no patamar dos evitáveis, esses vêm para servir a hierarquia, não o povo que os elege. 

Quando as pessoas compreenderem que precisamos, sobretudo, de pessoas honestas, com sentido de serviço comunitário, começarão a surgir candidatos entre os cidadãos com esses requisitos. E essa será a verdadeira Revolução.