O primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950; tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida. As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Muitos nem pais tinham! Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer trabalhos muito duros. Mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever. E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.
Em 1946, um grupo de países da ONU começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.
Mesmo assim, era difícil defender as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança. Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano. Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel.
A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".
Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
Claro que o Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim não são sempre cumpridos.
Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo, com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!).
Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional.
O dia Mundial da criança não serve somente para festejar e oferecer presentes, serve principalmente para chamar a atenção sobre os milhões de crianças existentes no mundo que não são tratadas como merecem. Crianças que morrem de fome, escravizadas, transformadas em soldados e pedintes, cujas vidas não valem nada!
Jesus disse: "Deixai as crianças virem a mim e não as impeçais, pois a pessoas assim é que pertence o Reino de Deus.”! E afirmou noutra ocasião:" Quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira nenhuma entrará nele." Significa que o homem deve ser puro e inocente como uma criança. As crianças são o nosso modelo, não o contrário. Isto resume a importância da infância e o respeito que nos merece. Portanto, como podemos ser tão indiferentes à sorte das crianças? É sempre possível fazer alguma coisa. Basta ter vontade.
------------------------------------------
5 de Junho, Dia da ecologia
Participem da blogagem coletiva “Em Defesa do Meio Ambiente”! Quem quiser participar vai ao blog do Lino Resende, deixa um comentário dizendo que quer participar e o link do seu blog.
Bom fim de semana!