quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Blogagem colectiva contra a Pedofilia


Teria eu uns 14/15 anos e estava no mercado com a minha mãe, quando ela me mostrou uma rapariga (acompanhada da mãe) aparentando ter a minha idade, que tinha tido um filho do pai dela. Não a conhecia, nem voltei a vê-la (ela vivia noutra aldeia), mas nunca mais me esqueci dela. Na altura não se falava de pedofilia, nem se telefonava para algum número de apoio a denunciar as situações. Dizia-se:”o pai abusou dela”. Só muito recentemente o abuso sexual de crianças - a pedofilia - se tornou um crime denunciado e punido.
O que mais me chocou naquela rapariga foi ter sido abusada pelo pai, com a conivência da mãe (pois se continuavam a viver todos juntos!). Actualmente continua a perturbar-me imenso quando os abusadores são os progenitores, ou familiares, como avô e tio, pois esses são em quem a criança mais confia e são precisamente esses que a devem defender dos predadores sexuais e, enfim, de tudo o resto.

Este tema revolta-me de tal forma que dou comigo a pronunciar frases incoerentes com o que penso e sou; por exemplo, eu sou contra a pena de morte, no entanto, no caso de pedofilia eu acho que é merecida. Porque um adulto destruiu uma criança para sempre. Porque esse adulto vai reincidir. Vai destruir mais crianças; ele não pára. E ao destruir mais crianças vai perpetuando um ciclo de abusadores, pois as estatísticas confirmam que muito frequentemente o abusado se transforma em abusador.

Não é preciso uma lei para dizer que a criança tem direito a uma infância feliz; qualquer ser humano sabe que ao abusar de uma criança está a agir incorrectamente. Esse ser humano pode viver no Sec.XV ou no séc.XXI, na Europa ou na Ásia, que ele sabe. É imoral, antes de ser ilegal!
Contudo, dizem os especialistas que o número de crianças abusadas está a aumentar, devido talvez à facilidade de movimentação actual, à Internet, à decadência de valores, etc. Então, o que nos resta fazer? Cuidar muito bem das nossas crianças, informá-las dos perigos, vigiá-las e confiá-las somente a pessoas dignas dessa confiança.

Post integrante da blogagem colectiva contra a pedofilia, promovida por Luma.Clique no Luz de Luma, para conhecer os participantes.