segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Todos os nomes


Ultimamente tenho andado a reflectir sobre os nomes que os pais dão aos filhos e por coincidência a revista “Pais & filhos”, de Janeiro, dedica um artigo sobre os nomes das crianças. Apresentam um top dos 10 nomes mais utilizados em Portugal, sendo que os 2 mais populares para rapaz são João e Diogo e para menina: Ana e Maria. Na revista eles perguntam-se se os portugueses têm falta de imaginação, contudo a minha teoria é outra.

Na hora de escolher nomes para os nossos filhos, eu e o meu marido fugimos dos critérios vigentes:
-Nada de nomes de santos (como na minha família materna).
-Nada de nomes tradicionalmente familiares (na minha família paterna).
-Nada de nomes na moda (como parece acontecer com a maioria das pessoas).
Nós queríamos nomes invulgares, para que evitar as confusões geradas na família e escola; enquanto na sala do Duarte só ele existe com este nome, existem 3 Pedros. Na escola da Letícia é a mesma coisa, ela é única enquanto as Beatriz são nomeadas pela sobrenome.
Podemos dizer que escolhemos “Duarte” pela invulgaridade e sonoridade. “Letícia”, também, porque não conhecíamos nenhuma outra( a noiva de Filipe de Espanhã surgiu 1 mês mais tarde ) e pelo significado: alegria do latim ( laetitia), efectivamente a vinda dela foi uma enorme alegria.

Porque é que eu tenho andado a reflectir sobre os nomes? Porque ultimamente não param de me dizer que fulana chamou Letícia à filha, e sicrana chamou Duarte ao filho. Isto significa que os nomes estão a tornar-se populares. E porquê? E aqui entra a minha teoria: porque as mães portuguesas são umas Marias Nabiças! Basta começarem a ver nas revistas os filhos dos famosos com determinados nomes que imediatamente estes proliferam por aí! E assim abundam as Maria e Leonor a ponto de me parecerem saírem de uma linha fabril!
Mas os pais não ficam atrás (porque a versão masculina existe); o Padre Nabiça é aquele que mudou da carrinha para os 4x 4’s quando estes ficaram na moda, e agora está a mudar para o monovolume.
As Maria-Nabiça e os seus cônjuges também mudaram a pintura exterior da casa para amarelo-gema-de-ovo, quando esta cor ficou na moda e agora estão a trocar para vermelho carregado. São pessoas que necessitam de modelos para copiar; o que, de facto, me leva à conclusão que talvez o artigo da revista também esteja certo, e tudo se resuma a uma enorme falta de imaginação!

E você, querida Leitora, não me quer contar a história dos nomes dos seus filhos? Se não tem, diga o que pensa do assunto. Morro de curiosidade!

Uma óptima semana a todos!

Nota: Quer saber quais os nomes mais populares actualmente? Clique aqui!