segunda-feira, 7 de junho de 2010

Se não fossem os gostos o que seria do amarelo?!

( A minha escolha: sapatos em pele, robustos e confortáveis, em castanho. Básicos.)

Essa frase até parece já nem fazer sentido, uma vez que o amarelo está na moda, mas o que ela significa realmente continua válido. Na verdade, este é um questionamento sobre o bom-gosto. O conceito não é consensual, pelo contrário, é muitas vezes controverso e polémico. E mutante. Ainda há pouco não se misturavam flores e riscas, nem vermelho e rosa. Actualmente todas as combinações parecem permitidas.
Porém, algumas regras básicas da moda mantêm-se. Não vou falar disso, não sou personnal stylist, vou apenas dizer que cada local e situação exigem determinado tipo de roupa. E isto, pelo menos, devemos ensinar aos nossos filhos.

Lembro-me do caso daquela menina de 4 anos que cismando ir ao hipermercado de pijama, pantufas e tiara, ia mesmo! Segundo a mãe, não havia quem a convencesse do contrário.

Conheço mães que me dizem já, há muito, não conseguirem vestir determinadas roupas aos filhos; porque eles escolhem as suas roupas e fazem as combinações.

Cá em casa isso não acontece; eu escolho as roupas e faço as combinações. Roupa de escola é diferente da de festa, e das saídas descontraídas, como praia e piscina. Para o meu filho é quase indiferente, para a minha filha menos. Ela gosta de moda, e na última vez que fomos ao shopping quis entrar numa loja e escolheu uma écharpe. Desde a pré-escola que ela me vai fazendo pedidos muito raros, mas muito precisos: um casaco de pelinho, umas jardineiras em ganga, uns sapatos de brilhantes e lantejoulas e agora, um colete em ganga! Uma verdadeira fashionista?! Veremos.
Por vezes, ela faz combinações, mas a decisão final é minha. Por vezes essas combinações surpreendem-me; eu não as faria, mas vejo que resultam, por isso tento não censurar, mas guiar e respeitar a criatividade dela.
A escolha de Letícia: sapatos em tecido e lantejoulas, delicados-MAS-confortáveis. Chique ou kitsch?! Se não fossem os gostos, o que seria do amarelo, não é?!

Tenha uma óptima semana!