terça-feira, 5 de julho de 2011

"Popsicles", para o calor!

Há palavras em algumas línguas que adoro; por exemplo, Justin em inglês é uma delas. Se vivesse nalgum pais anglo-saxónico sem dúvida o teria escolhido como nome para o meu rapazinho. Outra palavra que gosto imenso é popsiclesQual a graça de "gelado de pauzinho"?! Até "picolé" é mais giro! 
Mas popsicles... bate tudo aos pontos! E em dias de calor, um fudge popsicle  alegra os nossos dias duplamente.

E tão fácil de fazer! Easy, so easy...A receita vem do Smitten Kitchen.


Fudge popsicles
Ingredientes:
- Duas colheres de sopa, ou 21 gr, de chocolate meio amargo, picado
- 1/3 de chávena, ou 67 gr, de açúcar
- Uma colher, ou 7 gr, de amido de milho
- Uma colher e meia, ou 8 gr, de cacau em pó sem açúcar
- 300 ml de leite
- Pitada de sal
- 1/2 colher de essência de baunilha
- 1/2 colher, ou 7 gr, de manteiga sem sal
Como fazer:
Colocar numa panela o chocolate, e deixar derreter lentamente, em lume muito baixo, mexendo sempre até ficar cremoso. Acrescentar o açúcar, o amido de milho, o leite, o cacau em pó e o sal; aumentar o lume, para médio. Misturar tudo muito bem, mexendo sempre até engrossar, cerca de cinco a dez minutos. 
Retirar do lume. Adicionar a essência de baunilha e a manteiga, mexendo sempre.
Deixar arrefecer um pouco, e em seguida despejar nas formas dos gelados. Colocar no congelador por trinta minutos, antes de inserir os pauzinhos. Deixar a congelar totalmente. 

Foram um sucesso! E soltaram a imaginação dos pequenos, que juntamente com os primos já fizeram gelados de laranja, limitaram-se a espremer laranjas,fazendo gelados 100% naturais:
E outros menos saudáveis, com o resto da Cxo%ca-Co&;$=la, de um piquenique. Eles adoraram o resultado, obviamente! Mas não é para repetir! Digo eu.
Entretanto, já encontrei novas fontes de receitas para gelados, e temos o verão todo para os irmos testando. Porque as férias começaram há uma semana, e porque temos de nos ocupar.

Tenha uma ótima semana!